Com o objetivo de capacitar e orientar microempreendedores individuais e incentivar a formalização, a Semana do MEI, organizada pelo Sebrae, entre os dias 20 e 24 de maio tem como tema “Chega junto com o Sebrae”, com o evento gratuito e democrático. Além de programações presenciais promovidas pelas unidades do Sebrae nos estados, há ainda palestras e oficinas online, transmitidas ao vivo nas redes sociais da entidade.
Em 2024, comemora-se 15 anos dos primeiros Microempreendedores Individuais formalizados. De 2009 para cá, o país registrou a criação de mais de 15,6 milhões de MEI (cerca de 60% de todas as empresas do país). E é nesse contexto que a 15ª Semana do MEI se desenvolve.
A programação inclui atividades como palestras, talk shows e oficinas práticas. Entre os confirmados para os encontros online, empresários e influenciadores conhecidos nacionalmente, como Lili Almeida, Nath Finanças, Natália Beauty, Gil do Vigor e Felipe Titto. As atividades presenciais ocorrerão em 2.413 municípios de 25 estados do Brasil, o que representa 43,3% da quantidade total de municípios do país. Participar desse evento é uma oportunidade para tirar dúvidas sobre o universo do empreendedorismo.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca o papel central que o MEI vem desempenhando na economia brasileira ao longo dos últimos 15 anos.
“O Microempreendedor Individual, criado no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é a mais importante política de inclusão econômica e o mais importante instrumento de formalização do mundo. Não há nenhum outro país que tenha criado um modelo de negócio como o MEI, que funciona como uma porta para todos aqueles que desejam abrir a própria empresa e adquirir sua cidadania como empreendedor”.
Ideias de negócios, formalização, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas são alguns dos temas que estarão em debate.
Para conferir a programação completa, inclusive os eventos presenciais promovidos em cada estado, acesse a página sebrae.com.br/semanadomei.