O Programa Alagoas Maior, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae Alagoas, vem resultando na geração de novos empregos e desenvolvimento econômico, fortalecendo a economia das mais de 28 cooperativas e pequenos produtores alagoanos.
O programa, criado em 2019, impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas. Nesta etapa ele atua em três regiões do estado – Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão – fomentando cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem e apresentação nas prateleiras, promovendo consultorias e capacitações.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder), da Sedetur, Alay Correia, a criação do Alagoas Maior só tem proporcionado benefícios a centenas de alagoanos que participam do programa.
“Através desse trabalho a Sedetur tem estado ao lado do cooperativismo de Alagoas. Temos dado as condições necessárias para essas estruturas produtivas se inserirem no mercado e para que eles tenham uma capacidade de melhorar os produtos que estão fornecendo através dos associados. E o que é mais importante: gerando sustentabilidade no cooperativismo do estado”, destaca.
As ações têm transformado os pequenos produtores, que já conseguem prospectar mercado para seus produtos e gerar renda como retorno para as associações.
“Alagoas hoje vive um novo momento na produção cooperativa, no qual o cooperativismo tem amadurecido e crescido, se tornando uma atividade lucrativa e que possibilita o desenvolvimento econômico de várias regiões do estado”, explica Alay Correia.
O objetivo do Alagoas Maior, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.
Fonte e foto: Ascom Sedetur