Representantes do governo do Rio Grande do Norte estiveram na Noruega, reunidos com representantes de empresas no setor de energias renováveis para conhecer de perto o novo projeto a ser instalado no estado. O encontro aconteceu logo após a Conferência do Clima das Nações Unidas – COP26, na Noruega.
A empresa, que já possui filiais no Brasil, instalará uma usina solar UFV Mendubim, na cidade de Assú e possuirá uma potência instalada de 532 MW. Tido como um dos maiores já construídos pela Scatec, é de extrema importância para o grupo, que produzirá mais de 60% da energia para alimentar a indústria de alumínio instalada no Estado do Maranhão (Alubras e Norsk Hydro).
Com previsão para início das obras em março de 2022 e início das operações prevista para julho de 2023, o investimento do projeto é estimado em R$1,6 bilhões e a expectativa é que durante a fase de construção sejam gerados mais de 1.200 empregos diretos e indiretos.
Durante a fase de operação, com duração de 25 anos, os contratos de gestão de ativos e operação e manutenção (O&M) terão um faturamento anual estimado de R$30 milhões. A estatal norueguesa Equinor é parceira da Scatec no projeto. A Equinor é a responsável por fazer a transição energética do uso de petróleo para as energias renováveis no país norueguês.
Após representar o Governo do RN na Conferência do Clima das Nações Unidas – COP26, o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Leon Aguiar, integrou a comitiva oficial, composta pelo diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e o Senador Jean Paul Prates.
projeto. A Equinor é a responsável por fazer a transição energética do uso de petróleo para as energias renováveis no país norueguês.
O projeto está em fase avançada, e já foi requisitado o licenciamento ambiental junto ao Idema. “Compreendemos a importância e magnitude deste investimento. Analisaremos tecnicamente todas as demandas do projeto, cumprindo as regras do licenciamento e o que preconiza a legislação ambiental para as possíveis autorizações e licenças ambientais do empreediemnto”, destacou Leon Aguiar.
A Scatec, que possui escritórios em Recife/PE e em São Paulo/SP, está participando ativamente no desenvolvimento de projetos solares e eólicos.
Fonte: Governo do Rio Grande do Norte – Foto: ASSECOM