O Crédito Brasil Empreendedor, iniciativa do governo federal que promete fomentar a concessão de crédito para os pequenos negócios, foi lançado no final de maio está com novas regras para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A expectativa é que as novas ações liberem mais de R$ 50 bilhões em empréstimos para as micro e pequenas empresas (MPE) até 2024.
Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil, adiantou que a instituição já possui R$ 6 bilhões pré-aprovados, em atrativas, via Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
“Os microempreendedores são responsáveis por mais de 50% dos nossos empregos e quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Agradeço a parceria com o Sebrae, que vai fortalecer ainda mais esse segmento da nossa economia”, observou.
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o acesso ao crédito ainda é um dos principais desafios para os empreendedores, por isso, a instituição tem destinado grande parte de seus esforços para apoiar e articular políticas públicas de fomento aos empréstimos.
“Nessa nova rodada de concessões, cerca de 70% serão destinadas às pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEI). Então, quem ainda estiver na informalidade, convidamos a se formalizarem e procurarem os bancos”, incentivou, ao frisar que o Sebrae também oferece atendimento para o crédito assistido “com orientações em todas as etapas”.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias