Excelência operacional e Segurança em 1º lugar. Foi com esta fórmula que a Mineração Vale Verde (MVV) alcançou mais um marco já no início deste ano de 2023.
Na sexta-feira (27) a MVV realizou novo embarque pelo Porto de Maceió com destino ao mercado europeu. O navio Tomini Pampero zarpou rumo à Finlândia levando 10.807,636 mil toneladas secas (dmt) / 11.818,082 mil toneladas úmidas (wmt) de concentrado de cobre produzidas na Mina Serrote, no Agreste alagoano.
Segundo Renata Lamas, gerente Comercial e de Logística Outbound do Grupo Appian Brazil, à frente das pautas de Comércio Exterior, Logística, Operações Portuárias e Negócios da Appian Brazil, com esta nova quantia rumo ao exterior, a empresa atingiu as suas primeiras 100 mil toneladas de concentrado de cobre entregues.
O primeiro embarque da história da MVV ocorreu ainda em 2021. Este foi o 10º embarque, totalizando assim 102,3 mil toneladas secas (dmt) de concentrado de cobre exportadas ao mercado asiático e europeu — até agora, duas vezes para a China, uma para a Polônia e sete para a Finlândia.
Para Tony Lima, gerente geral de Operação da Mina Serrote, o êxito da entrega dessas “toneladas seguras” é o comprometimento de todos os empregados(as) e prestadores de serviço, que somam cerca de 1 mil pessoas envolvidas diretamente nas atividades do site.
“Este é mais um marco da nossa empresa! Recentemente, também, foi concluído no final de 2022 o nosso ramp up, isto é, a fase de início da nossa produção industrial em ritmo mais acentuado. Isso se deu pelo atingimento de mais de 100% da capacidade projetada para a alimentação da Moagem. É fruto do trabalho, disciplina operacional e dedicação de todo o #TimeAppian e #TimeMVV que tem provado para o mundo a qualidade do minério de Alagoas. Temos muito o que fazer pela frente e sabemos que podemos contar com todos da Mina Serrote”, diz Tony Lima.
A Appian Capital Brazil e seus ativos seguem com o compromisso de uma gestão inteligente, voltada ao desenvolvimento sustentável aliado ao compromisso com as comunidades e com o meio ambiente, sem perder de vista o propósito de atingir o seu máximo potencial de produção de forma segura.
A MVV é o único empreendimento do Estado de Alagoas que lida com metais básicos. O cobre, por sua vez, é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.
(Foto: Divulgação / MVV)