Todos os empreendimentos podem contribuir para a retomada da economia após a pandemia da Covid-19. O apoio pode ser dado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como a Lei Rouanet (Lei nº 8.313 do dia 23 de dezembro de 1991). As micro e pequenas empresas ainda podem ter até 100% do valor investido em isenção do imposto de renda.
Segundo a analista de Competitividade do Sebrae, Denise Marques, além do benefício fiscal, as empresas também ajudam a fomentar a economia local.
“O empreendedor tem a oportunidade de aportar recursos e ter um abatimento no imposto de renda enquanto ajuda na transformação social, revitalização cultural e desportiva e contribui para melhorar o desenvolvimento social e econômico da sua região, por meio da geração de emprego e renda na cadeia produtiva de artes e esportes”.
O setor foi um dos mais afetados pela pandemia, chegando a registrar perdas de faturamentos superiores a 80%, quando comparado ao período pré-crise.
Alguns dos diversos atrativos para uma empresa apoiar um projeto cultural é a publicidade vinculada ao projeto, uma vez que 20% do valor total do investimento vai obrigatoriamente para divulgação. Cota de ingressos de shows, acessos às áreas VIP, bolsas de estudo, diversos benefícios vinculados ao tipo de projeto a ser apoiado.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias – Foto: Flickr Prefeitura do Recife – Diego Nigro/PCR