Está tudo pronto para 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Nesta edição os organizadores da feira estimam que sejam gerados cerca de R$ 40 milhões em negócios que envolvem a economia criativa.
Acompanhando as principais movimentações e inovações da Fenearte através da plataforma online www.fenearte.pe.gov.br.
Com investimento na ordem de R$ 7 milhões a estimativa é que o evento distribuído em 700 espaços, em uma área de 30 mil m², e participação de 5 mil artesãos, gere cerca de 2,5 mil postos de trabalhos temporários e receba cerca mais de 200 mil visitantes.
Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, neste ano a Fenearte homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que teve como propósito criar uma arte erudita por meio dos elementos e riqueza da cultura popular nordestina.
“A Fenearte vai mostrar, mais uma vez, a imensa capacidade de resistência da cultura popular pernambucana e de preservação das tradições seculares. É um evento que se renova a cada edição, ressaltando nossas riquezas culturais e, ao mesmo tempo, atuando como instrumento de fomento à diversidade da economia criativa. Para além do seu papel primordial de preservar e difundir os saberes populares de forma ampla, a Fenearte é um elemento essencial no estímulo ao desenvolvimento profissional dos artesãos pernambucanos e à consolidação da nossa cadeia produtiva local”, destacou o governador Paulo Câmara.
Procolo – Para garantir a segurança e a saúde dos expositores, visitantes e da organização, a Fenearte seguirá um protocolo específico determinado pelo Governo de Pernambuco por meio de sua Secretaria de Saúde, além das regras de convivência já pré-estabelecidas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19. O acesso ao evento será mediante apresentação do esquema vacinal completo. O uso da máscara será obrigatório a todos que acessarem o evento. Também haverá ponto de vacinação e de testagem rápida na área externa. Além de máquina sanitizante, 90 totens de álcool em gel estarão disponíveis no percurso da feira e máscaras serão distribuídas para os expositores.