19 de novembro é o Dia do Empreendedorismo Feminino. Dados do Sebrae apontam que o Brasil conta com 9,3 milhões de empresárias, o que equivale a 34% do total de empreendedoras no território nacional.
Os números, no entanto, marcam apenas as mulheres formalizadas. A quantidade de informais é muito acima do registrado pelos dados oficiais.
Presente na programação do SebraeLab, no Trakto MKT Show 2021, evento que acontece no Centro de Convenções em Maceió até este sábado (20), a empreendedora baiana com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram Tia Má @tiamaoficial destaca que os números não apontam a realidade.
“As mulheres representam praticamente a metade das pessoas que empreendem no Brasil. Estamos falando, porém, de negócios formalizados, e não das periferias, onde centenas de negócios acontecem e não estão formalizados por motivos diversos”.
Tia Má destaca ainda que o conceito de empreendedorismo feminino é tão antigo quanto o comércio tradicional. A data foi reconhecida pela ONU em 2014.
“A data é extremamente simbólica porque antecede o Dia da Consciência Negra, para nós, mulheres negras e periféricas, é uma passagem importante porque somos a maioria, especialmente no mercado informal”.
O espaço SebraeLab foi idealizado em parceria com evento e vem promovendo iniciativas empreendedoras em vários segmentos.
(Foto: Adriano Arantos/ Sebrae)