A chegada de um novo ano costuma estimular a elaboração de planos e a realização de sonhos. E dentre esses desejos, há também aquele pela reforma, construção ou decoração do lar ou outros imóveis.
E para aqueles que desejam acompanhar as tendências do novo ano, para deixar o lar ainda mais moderno e aconchegante, a arquiteta Cris Nunes compartilha algumas dicas inspiradoras.
Segundo Cris, o ano de 2024 vem recheado de tendências para a arquitetura e decoração. E entre essas tendências, ela cita elementos que se associam a simplicidade, equilíbrio, conforto e atemporalidade.
“A simplicidade de estar em um ambiente integrado, livre de paredes e barreiras que restrinjam o convívio amplo da família, juntamente ao equilíbrio de mesclar a tecnologia ao uso de materiais naturais e sustentáveis, ampliam o bem-estar e o conforto das famílias. O conforto de viver em um local personalizado, aprazível, elegante e acolhedor, aliado à atemporalidade que um bom projeto proporciona, traz perenidade com design e sofisticação”, destaca.
Ela revela que uma forte tendência para a decoração é a integração com o meio ambiente através do uso de elementos naturais, proporcionando a sensação de aconchego e acolhimento, bem como o uso de mobiliário com formas orgânicas, favorecendo a interação das pessoas.
Outro destaque é o elemento vazado, que, segundo a arquiteta, possibilita a integração de ambientes e mantém a privacidade.
“A valorização da arte e do artesanato local também é uma forte tendência do ano, pois esses elementos contam histórias e trazem tradição à decoração. Nada mais simples do que visitar o Mercado da Produção, por exemplo, e adquirir algumas peças locais para agregar aconchego e regionalidade à decoração”, cita.
Para colocar as ideias em prática, Cris Nunes ainda orienta que o ideal é planejar reformas com antecedência, permitindo a realização de pesquisas de materiais, facilidades e prazos.
No caso de pequenos ajustes na ambientação, como pintura de parede, acréscimo de mobiliário e objetos de decoração, ela recomenda cerca de 30 dias de antecedência.
Em casos de reformas mais abrangentes, que envolvem mudanças de pontos elétricos, demolição, além de pintura, ela aconselha reservar três meses de antecedência. Já para os casos de construção, um prazo mínimo de um ano é recomendado.
Das mudanças mais simples e econômicas, às mais complexas, a arquiteta mostra que as tendências para o novo ano são democráticas e podem ser acompanhadas por diversos públicos. E para mais dicas inspiradoras sobre tendências, reformas e decoração, basta acompanhar o perfil da Cris Nunes no Instagram, através do @crisnunesarquitetura.
(Assessoria)