Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) registou uma queda de 6,27% na busca de crédito no Brasil em novembro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.
Os números levam em consideração o Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
“Os juros no país continuam altos, o que torna o cenário da busca por crédito ainda mais desafiador para os consumidores. O momento é de cautela uma vez que a inadimplência se mantém em patamares elevados. É importante que o consumidor avalie muito bem a sua capacidade de pagamento antes de fazer novos empréstimos. Além disso, lembramos que quanto mais fácil o crédito, maiores os juros que serão cobrados”, destacam o presidente da CNDL, José César da Costa.
De acordo com os dados o perfil do consumidor que buscou crédito no Brasil em novembro, nota‐se que o público predominante é o masculino, com participação de 52,75%. Na abertura por faixa etária, o público com participação mais expressiva foi de 30 a 39 anos, que representou 24,89% do total.
O indicador aponta que, do público consultado, 1,53% contrataram algum serviço de crédito. Os dados mostram que desse público, 86,53% contrataram Empréstimo e 11,08% Financiamento, totalizando 97,61%. Lembramos que um mesmo CPF pode contratar mais de um produto.
(Divulgação / CNDL)