O Banco do Nordeste vai investir R$ 9,8 milhões em 28 projetos de inovação conduzidas por micro e pequenas empresas. Os contemplados foram aprovados no edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci).
Cada projeto poderá receber até R$ 500 mil do Fundeci, em recursos não reembolsáveis. Para realizar a seleção dos projetos, o Banco avaliou critérios de estrutura do projeto, inovação e desenvolvimento sustentável.
Os projetos possuem prazo de execução de seis a 24 meses e são acompanhados por equipe técnica do Banco para apresentar a evolução da pesquisa e os resultados parciais e finais.
Os projetos aprovados no edital contemplam inovações tecnológicas em diversos campos que incluem, entre outros, gestão do negócio, urbanismo, agricultura, saúde e veterinária. É o caso da inovação que será desenvolvida no Ceará para trabalhar tecnologia de reprodução de peixes ornamentais utilizando barriga de aluguel. Outro projeto aprovado para o estado busca desenvolver pomada para tratamento de pé diabético.
No Piauí, será pesquisado o uso do babaçu na inovação de alimentos. Em Pernambuco, será pesquisa tecnologia para avaliação citomorfológica de sangue periférico e medula óssea.
Na Bahia, o Banco apoiará desenvolvimento de game e de tecnologia capaz de transformar semáforos convencionais em semáforos inteligentes. Há, ainda, projetos voltados para tecnologia de geração solar, monitoramento de higienização das mãos contra covid-19, cultivo de coco, jogos on-line, biodiesel e outros.
50 anos do Fundeci
O edital foi lançado em junho em comemoração ao aniversário de 50 anos do Fundeci e recebeu 288 propostas. Durante esse período, o Fundo já apoiou mais de 3.300 projetos.