Durante dois dias, o Workshop Masterop Travel 2023 reuniu 892 pessoas em Maceió, no Centro de Convenções. Com o propósito de fomentar o turismo em Alagoas, o evento promoveu capacitações, feira de exposição e possibilitou o fechamento de vários negócios na Área Business, criada exclusivamente para o encontro.
“Realizamos algumas capacitações importantes com Destinos do Nordeste. Os agentes de viagens também atualizaram seus conhecimentos sobre Alagoas, Paraíba e Bahia. Na feira de negócios, tivemos a participação de 137 fornecedores prontos para fazer vendas, mas também uma Área Business onde os agentes puderam oferecer aos seus passageiros, ainda durante o WTM 2023, condições especiais, como descontos que variavam até 30”, disse a diretora da Masterop, empresa alagoana com 19 anos de mercado, Carol Feitosa. As condições especiais serão válidas até 31 de março.
Entre os participantes do WMT 2023, agentes de viagens vindos de caravanas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, além de representantes de agências convidadas de Minas Gerais e os agentes de viagens de Alagoas.
Também participaram representantes de companhias aéreas, hotéis, receptivos, cruzeiros marítimos, beach club, parques temáticos, fornecedores internacionais, empresa de aluguel de casacos, jornalistas, e autoridades locais.
A programação proporcionou capacitações nacionais, no primeiro dia, e as internacionais: Europamundo, Costa Cruzeiros, Sea World Parks e a do Visit Orlando, que participou pela primeira vez do evento da Masterop.
EXPOSITORES – Os principais destinos do Brasil estiveram com estandes no WMT 2023: Gramado, Foz do Iguaçu, as principais cidades do Nordeste, Santa Catarina e Minas Gerais, mostraram o que cada estado tem a oferecer.
Alagoas também marcou forte presença com o espaço da Secretaria de Turismo de Alagoas, que montou a nova campanha promocional do Destino. Ela atende a todas as sete regiões turísticas do estado, aproximando hoteleiros e representantes das secretarias municipais de turismo dos agentes de viagens, abrangendo os mais diversificados atrativos como sol e mar, turismo de aventura, atrativos ao ar livre e os principais equipamentos turísticos de Alagoas.
Quem esteve no evento ainda pode conhecer a cachaça e a cerveja artesanal produzidas em terras caetés, o artesanato, e um pouco da cultura alagoana com apresentações artísticas de alguns municípios do Estado.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou a importância do evento para Alagoas. “Sediamos a 2ª edição do WMT e colocamos o nosso estado em destaque, em um estande exclusivo, já com a nossa nova campanha promocional. Esse evento é essencial para a consolidação de todas as regiões turísticas, do Litoral ao Sertão”, ressaltou a gestora.
Para Carol Feitosa, cada vez mais, Alagoas está preparada para receber turistas. “Os espaços criativos em Maceió, por exemplo, aliados à orla marítima, culinária, artesanato, hotelaria e o preço acessível, são os grandes diferenciais da cidade. O evento foi muito importante porque todos os agentes de viagens, além de venderem o destino para seus passageiros, visitaram, consumindo e vivenciando Alagoas”, afirmou a diretora da Masterop.
O Destino Penedo também foi apresentado para os profissionais do turismo que conheceram alguns equipamentos hoteleiros da cidade ribeirinha. No local foram expostas peças do artesanato local, como miniaturas em gesso dos principais prédios de Penedo, o bordado, esculturas em madeira e peças de decoração pintadas à mão.
“Com o maior espaço entre os demais expositores durante o evento, a Prefeitura de Penedo pode mostrar, através da mobilização e presença de artesãos, artistas, meios de hospedagem, bares e restaurantes e diversos outros prestadores de serviço, o que há de melhor na cidade, encantando e surpreendendo agentes vendedores de todo o Brasil”, disse Jair Galvão, gestor da SETUR, destacando a importância da Masterop, importante parceira comercial do Destino Penedo.
A cidade de Maceió levou uma réplica da “Cadeira Gigante” instagramável que chamou a atenção do público. Filas foram formadas para garantir uma foto em cima de um dos símbolos mais emblemáticos do turismo da capital alagoana. O Pinto da Madrugada também deu show, embalando todos com marchinhas e muito frevo.
No estande de Maceió, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) promoveu um quiz sobre os principais atrativos turísticos do Destino e entregou brindes da campanha “Maceió é Massa” para todos que participaram da ação de marketing.
“É essencial para o destino manter esse relacionamento e troca de experiências com os agentes de viagem. Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura, belezas naturais e infraestrutura e, após, vender o destino de forma mais assertiva”, destacou o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Eduardo Monteiro.
Os quase 600 agentes de viagens ficaram hospedados nos hotéis Marinas, Intercity, Maceió Atlantic, Porto Kaeté, Acqua Inn Ipioca, Rede Brisa, BW Premier, Ritz Lagoa da Anta, Ritz Suítes, Jatiúca, Acqua Inn, Slaviero, Comfort Maceió e San Marino, movimentando a economia local durante os dias de evento.
Ainda no último dia, o WMT – Workshop Masterop Travel 2023 finalizou com uma festa para convidados no Espaço Chez Marie. Na ocasião, foram entregues troféus para os agentes de viagens dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Bahia que mais venderam Masterop em 2022.
Também foi realizada a entrega do Troféu Tereza Rezende, que homenageou a Secretária de Turismo Bárbara Braga pela sua contribuição para o desenvolvimento do setor em Alagoas. E, para finalizar os troféus da noite, esse ano, foi criado o Troféu Empreendedorismo Gefferson de Oliveira Lima que foi entregue para o Grupo MME, representado pela diretora Adriana Vasconcelos.
(Divulgação Masterop)