O Programa de desenvolvimento do artesanato alagoano, o Alagoas Feita À Mão, está comercializando produtos do artesanato alagoano no Parque Shopping Maceió, que fica na Cruz das Almas, em Maceió.
Para isso, o programa abriu uma galeria onde são comercializados peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro.
A proposta de exposição da arte popular alagoana faz parte do programa de desenvolvimento econômico regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e a galeria Alagoas Feita à Mão conta com a participação de artesãos, mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais.
De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, o espaço é fundamental para fortalecer o artesanato alagoano.
“Esse espaço de comercialização, em um dos principais shoppings do Estado, é de grande importância para o desenvolvimento dos artesãos de Alagoas. A iniciativa já se mostrou muito proveitosa, e só no ano passado os artesãos arrecadaram em média R$10 mil reais em vendas mensais somente na loja física, uma vez que também contamos com a galeria online. Estamos ansiosos para ver os resultados desse novo espaço e agradecemos ao Parque Shopping pela parceria”, destaca a secretária.
Com mais de 2 mil peças disponíveis, a loja beneficia indiretamente mais de 300 artesãos e grupos produtivos do estado.
A variedade dos produtos é um grande diferencial para o público – dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, o espaço traz desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes.
Para a artesã Ana Cristina Santos, do grupo produtivo Fulo.A, de Penedo, comercializar no shopping é uma grande oportunidade.
“A gente agradece ao Governo de AL e ao Shopping, por esse espaço maravilhoso que é muito importante para nós, porque valoriza o trabalho do artesão, uma vez que quando comercializamos num local como esse, as pessoas já têm outra visão, então sinto muita gratidão”, afirma a artesã, que produz, ao lado de mais 20 mulheres, roupas e acessórios bordados à mão.
(Foto: Ascom Sedetur Alagoas)