O agronegócio está em alta no Sertão de Alagoas. O Festival Agroleite movimenta os negócios do setor leiteiro nos dias 14, 15 e 16 de dezembro reunindo pequenos e grandes produtores no município de Belo Monte.
Promovido pela prefeitura de Belo Monte, o festival conta com a parceria do governo de Alagoas através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL) e da Secretaria de Estado da Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri/AL).
O evento acontecerá no povoado Olho D’Água Novo, em Belo Monte, e, além das atrações artísticas e culturais, terá torneio leiteiro com participação de criadores da região sertaneja de Alagoas, além de palestras, focando em temas relacionados à produção agrícola e pecuarista.
De acordo com a secretária Municipal de Turismo de Belo Monte, Jad Lays Monteiro Silva, o evento deve reunir cerca de 40 mil pessoas, movimentando a economia na região.
“A nossa expectativa para o Agroleite Festival é alcançar cada vez mais engajamento entre os produtores de leite e nos consolidar a nível regional, não só aqui no estado, mas também no Nordeste. Além disso, o intuito desse evento é divulgar a nossa arte popular e atrativos turísticos, visto que aqui na região ainda há muitas belezas a serem exploradas”, pontua.
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, o evento é fundamental para movimentar o segmento agropecuarista de Alagoas.
“Eventos como o Agroleite Festival movimentam o sertão alagoano, trazendo novos conhecimentos, intercâmbio de informações e até mesmo novos negócios, contribuindo para o crescimento do setor agrícola e pecuarista de Alagoas”, afirma a secretária.
Na sexta-feira (16), o festival Agroleite será encerrado com uma grande festa que contará com a participação de quatro atrações ilustres – Mano Walter, Baby Som, Vitor Lima e Neto Estilizado, para fazer a alegria e diversão do público e dos moradores da região.
Programação
Dia 14/12 15h – Entrada dos animais;
16h – Abertura do evento; 17h30 – Apresentação cultural – Banda Filarmônica;
18h – Apresentação cultural – Xaxado Estrela do Sertão;
20h – Torneio leiteiro – Esgotamento; 21h – Show artístico – Kívia Zoa;
22h30 – Show artístico – Nordestino do Arrocha.
Dia 15/12 08h – Torneio leiteiro – Primeira ordenha;
15h – Palestra com: Luana Cypriano, MSC em ciência e tecnologia de alimentos, professora do Ifal. Tema: Higiene de ordenha: Cuidando do gargalo da produção;
16h – Palestra com: Jefferson Santos, zootecnista e assistente técnico comercial nutron / cargil. Tema: Existem fazendas sem micro toxinas? E como elas estão impactando sua produção de leite?;
16h40 – Abertura dos pavilhões para visitação;
17h – Apresentação cultural – Coco de roda Escola Municipal Raimundo Souto Feitosa;
18h – Apresentação cultural – Banda Fanfarra;
20h – Torneio leiteiro – Segunda ordenha;
21h – Show artístico – Encontro de Toadeiros.
Dia 16/12 08h – Torneio leiteiro – Terceira ordenha
09h – Café da manhã regional;
15h – Palestra com Alexis Wanderley – Zootecnista, MSC, AW, assessoria pecuária. Tema: Variedades de capins para o semiárido alagoano;
16h – Palestra com Julia Rocha engenheira agrônoma, doutora em produção vegetal – Ufal. Tema: Qualidade fisiológica das sementes de milho (Zea Mays.);
17h – Apresentação cultural;
20h – Torneio leiteiro – Quarta ordenha;
21h – Entrega da premiação e encerramento da festa com autoridades;
22h – Shows artísticos: Mano Walter – Baby Som – Vitor Lima – Neto Estilizado.