Sergipe lidera crescimento no setor de Serviços

Dados divulgados pelo IBGE apontam crescimento do setor em 2023.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisados pelo Observatório de Sergipe, o estado liderou, entre os estados brasileiros, o crescimento no setor de Serviços no mês de dezembro de 2023.

Em relação ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 12,1%. No acumulado no ano, com base em igual período do ano anterior, o acréscimo foi de 6,3%. Já a receita nominal, em dezembro, variou 12,7% em relação a novembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 14,8%. O acumulado no ano apontou aumento de 8,9%.

Segundo o gestor da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Júlio Filgueira, os dados analisados pelo Observatório de Sergipe são importantes.

“Eles reforçam o crescimento econômico de Sergipe e permitem que o Estado, órgãos e entidades de diversos setores possam trabalhar e planejar ações a partir destas informações”, destacou o secretário.

Para a secretária da Fazenda, Sarah Tarsila, os dados simbolizam um momento positivo vivido pela economia sergipana.

“O crescimento do setor de serviços é importante porque, além de gerar novas oportunidades de trabalho, ajuda a incrementar a arrecadação das prefeituras e do Estado, garantindo que eles tenham condições de honrar seus compromissos e viabilizar políticas públicas e sociais”, ressaltou.

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) também destacou positivamente o resultado da pesquisa divulgada pelo Observatório de Sergipe.

“É resultado de todo um trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado, na geração de emprego, de oportunidades e na atração de turistas para Sergipe. São diversas ações integradas que resultam na melhoria dos indicadores de emprego. Recentemente, a Azul Viagens divulgou que o roteiro Sergipe teve um aumento na procura de 60% durante o ano de 2023 e há uma perspectiva muito melhor para o ano de 2024”, informou o secretário Jorge Teles.

O volume de serviços no mês de dezembro cresceu em 18 das 27 unidades da federação frente ao mês anterior. Na série com ajuste sazonal, o volume de serviços no Brasil cresceu 0,3%.

Fonte: Governo de Sergipe
Foto: Governo de Sergipe – divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco