A intensificação de ações voltadas para preservação e recuperação do meio ambiente da capital de Sergipe tornou-se o foco da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Aracaju, apresentado nesta terça-feira, pela gestão municipal.
Alan Lemos, secretário de Meio Ambiente do município, destaca que a revisão do Plano Diretor apresenta um capítulo específico para o meio ambiente, delimitando e apresentando medidas que devem ser incorporadas ao planejamento urbano.
“Ter as questões ambientais como um dos pilares é fundamental para que a gente possa continuar fazendo a cidade crescer, gerando oportunidade de emprego, com a expansão das áreas, mas garantindo a preservação ambiental”, salienta Alan.
No projeto consta detalhes como a expansão de ações na área da educação ambiental, a atenção as mudanças climáticas, emissão de gases de efeito estufa, arborização e projetos de plantio de árvores na capital.
Expansão de parques ecológicos
A cidade de Aracaju possui o Parque Ecológico Poxim, Área de Preservação Permanente. No novo Plano, a proposta do município é criar mais dois locais, zona Norte e zona Sul, na região da Zona de Expansão.
“Estabelecer essas áreas de proteção será fundamental para a elaboração do Plano de Manejo de cada uma delas, estabelecendo com clareza quais são as diretrizes e restrições de utilização das áreas”, pontua o secretário.
A chamada Zona de Expansão é considerada atualmente o principal polo da cidade, com potencial para o crescimento urbano. Esse local tem também particularidades: lagoas, dunas, margens de rios, áreas de restinga e manguezais, o que expõe a vulnerabilidade dos biomas e a necessidade de sua preservação.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias Foto: André Moreira – AAN