O governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), a Fecomércio RN e o Senac RN lançam o relatório Perfil do Turista 2021, desenvolvido pelo Sistema de Inteligência Turística (Sírio).
O documento será disponibilizado aos empresários do trade e nele devem constar informações sobre o perfil, interesses e expectativas de gastos dos turistas.
Foram identificados no estudo quatro perfis de visitantes: turista de sol e praia; turista regional por rodovias; turista de negócios; e turista em pousadas litorâneas. Também foram identificados os pontos de sucesso e potencial crescimento e também as fraquezas, com potenciais pontos de melhorias.
Para o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis, o Sírio tem sido uma importante ferramenta na utilização da inteligência para direcionar a promoção. “A ferramenta premiada se mostra fundamental nas nossas escolhas estratégicas. Ter condições de previsibilidade nos faz investir o dinheiro público de forma inteligente”, pontuou Reis.
O coordenador técnico do projeto, Marcelo Milito, explica que a pandemia impactou a construção de novos perfis. “Além destes citados, já temos em vista os considerados ‘grupos secundários’, ou seja, o turista estrangeiro, o turista de eventos/congressos, o turista religioso e o turista de esporte e aventura. A nossa expectativa é que, em próximos estudos, seja possível construir essas personas, que deverão figurar como derivação ou desdobramos de alguns dos perfis principais”, afirmou.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a importância do documento. “Esse relatório do Sírio será fundamental para que a Emprotur possa direcionar de forma ainda mais estratégica os investimentos em marketing e promoção, bem como para que os empresários do trade se planejem e melhor direcionem a cada público aquilo que nosso visitante anseia encontrar”, destacou.
O Sírio é uma ferramenta aberta ao público criada em 2021 para fornecer informações para o segmento, um dos mais importantes na economia estadual. Para construção do documento, foram entrevistados 5.240 turistas em Natal, Tibau do Sul/Pipa, São Miguel do Gostoso e Mossoró, nos principais locais de acesso do público: Aeroporto; Terminal Rodoviário; além de pontos de fluxo turístico, como hotéis, pousadas, feiras de artesanatos e atrativos turísticos.
Fonte texto e foto: Emprotur RN