O Geoparque Seridó, localizado no semiárido do Rio Grande do Norte, ganha agora um apoio para o fomento do turismo local. O local é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) um patrimônio geológico e cultural de relevância mundial.
O Sebrae, em parceria com o Governo do Estado firmaram um acordo que busca posicionar a área como importante polo turístico, o Projeto de Fortalecimento do Turismo no Território do Seridó Geoparque Mundial da Unesco.
Juntos, Governo e Sebrae vão investir R$ 2,5 milhões somente na primeira fase do programa.
O objetivo é implementar ações estratégicas para aprimorar os produtos e experiência turísticas na área do Seridó. O projeto pretende impulsionar o turismo no Geoparque Seridó, abrangendo uma extensa área de 2,8 mil quilômetros quadrados que abarca seis municípios da região do Seridó potiguar. O esforço visa criar um ambiente propício para o crescimento dos pequenos negócios, resultando na geração de oportunidades de emprego e renda para a população local.
Desde o início da jornada de proposição do Seridó a Geoparque, até o reconhecimento da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, o Sebrae-RN se estabeleceu como um parceiro em diversas ações de capacitação, de mercado, apoio a governança dentre outras.
“O Sebrae do Rio Grande do Norte já está presente nessa jornada histórica, numa agenda já de 13 anos, e nós viemos aqui para intensificar esse processo a fim de fazer com que este local seja um local de qualidade de vida, que seja um ambiente que produza aquilo que nós representamos, o artesanato, a economia, a pequena economia e cada vez mais fortaleça essa região como um retrato importante turístico para o nosso país”, completou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.
O Geoparque Seridó, recentemente reconhecido em 2022 como um dos geoparques mundiais da UNESCO, está situado na região semiárida do nordeste brasileiro, abrangendo a região centro-sul do estado do Rio Grande do Norte. Ele engloba completamente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Esses municípios fazem parte da mesorregião Central Potiguar e abrangem partes das microrregiões Serra de Santana e Seridó Oriental.