RN celebra reabertura da Pinacoteca com música e exposição de arte

Apresentações acontecem ao lado da Praça Sete de Setembro. Entrada é gratuita, sendo obrigatório uso de máscara e apresentação de passaporte vacinal.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A partir deste sábado (4), o prédio da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte abre suas instalações para abrigar artes visuais e muita música, marcando a retomada das atividades do equipamento cultural após reforma.

A partir das 10h do sábado acontece a solenidade oficial de reinauguração, com a presença da governadora Fátima Bezerra, autoridades e convidados. A partir das 17h, frente ao prédio, nas proximidades da Praça 7 de Setembro, haverá um show com as bandas Skarimbó, Luísa e os Alquimistas e a Cordel do Fogo Encantado, que retorna às atividades nesta apresentação.

As apresentações acontecem ao lado da Praça Sete de Setembro. A entrada será gratuita com obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação de passaporte vacinal.

A Fundação José Augusto (FJA), gestora do equipamento, reapresenta o espaço para o público com uma exposição do acervo da Pinacoteca, composto por cerca de 60 obras de artistas históricos como Newton Navarro, Maria do Santíssimo, Abraham Palatinik, Dorian Gray Caldas, Zaíra Caldas, além de artistas jovens convidados. A mostra ficará em cartaz até de abril de 2022.

A curadoria é assinada por Sofia Bauchwitz, Sanzia Pinheiro e Diego Souza, sob a coordenação do artista visual João Natal.

Restaurado, o antigo Palácio Potengi e sede do Governo, está localizado no bairro da Cidade Alta, em Natal. O prédio foi recuperado pelo Governo do RN, que investiu R$ 6,4 milhões através do Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Prédio neoclássico é destaque na arquitetura de Natal

O acervo da Pinacoteca é dotado de peças que traçam um panorama da pintura no Rio Grande do Norte, com nomes como Thomé, Newton Navarro, Tarsila do Amaral e Dorian Gray, incluindo exemplares de Alfredo Volpi, Cícero Dias, Fayga Ostrower, Maria do Santíssimo, Moura Rabello e Hostílio Dantas. A escultura do Budha de Laos, feita no século XII em chumbo e banhada a ouro, é uma das obras mais significativas do acervo.

É considerada a edificação com a maior expressão da arquitetura neoclássica em Natal. Construído entre 1866 e 1873, o local abrigou a Assembleia Legislativa e a Tesouraria Provincial.

O prédio de arquitetura neoclássica e com quase 150 anos faz parte da história do Rio Grande do Norte. Além dele, outros nove equipamentos culturais estão recebendo ou já receberam investimentos que atingem quase R$ 30 milhões, via Governo Cidadão.

São eles: Teatro Alberto Maranhão, Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), Fortaleza dos Reis Magos, Memorial Câmara Cascudo, Biblioteca Câmara Cascudo, Museu Café Filho (Natal), além dos teatros Adjuto Dias (Caicó) e Lauro Monte Filho (Mossoró).

Acessibilidade e Restauro

Iniciada em 2018, as obras de restauro da Pinacoteca apresentam mudanças no prédio são visíveis com adaptações de acessibilidade (rampas e elevador) que beneficiam entradas principais, banheiros e escadas, e se estendem no novo projeto central de climatização e de sonorização, no sistema de câmeras de segurança instalado, nas instalações elétricas e hidráulicas renovadas de sistema combate a incêndio atualizado, assim como os serviços de esgoto e de destino de águas pluviais.

O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, por isso, requer restauro especializado e serviços mais detalhados como os de revestimento e recuperação de esquadrias, louças, metais e acessórios. Além de ser responsável pela gestão da Pinacoteca, a Fundação José Augusto atua ao lado do IPHAN-RN na fiscalização das obras com o apoio dos setores de engenharia da Setur e do Governo Cidadão.

O Diretor da FJA Crispiniano Neto afirma que “a Pinacoteca está sendo entregue à classe artística e à sociedade com espaços totalmente renovados, aberta para a exposição dos nossos talentos e como guardiã do acervo histórico das artes visuais do Rio Grande do Norte.”

Fonte: Elisa Elsie – ASSECOM/RN – Foto: Governo RN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco