Natal destina editais e seleções públicas para incentivo à cultura

Inscrições vão até dia 24 de setembro e vai selecionar trinta projetos de Recital ou Concerto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) está disponibilizando três seleções públicas voltadas para diversos segmentos da cadeia produtiva da Economia Criativa. O edital Aldo Parisot, destinado ao incentivo à Música de Câmara, está com inscrições abertas até dia 24 de setembro e vai selecionar trinta projetos de Recital ou Concerto a serem executados na Galeria Newton Navarro, sede da Funcarte.

Cada atração selecionada irá receber R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). Serão contempladas as modalidades Individual, Duo, Trio e Quarteto com repertórios estimados entre 40 e 60 minutos e por instrumentos de Sopro, Cordas e Piano.

FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA

A Seleção Pública nº 020/2023 (Fundo de Incentivo à Cultura) é voltada para a Preservação, Apoio e Fomento à Cultura e tem por finalidade selecionar projetos de natureza artística e cultural para apoio financeiro a todas as linguagens artísticas que contribuam com a política de democratização cultural do município.

Seja através do incentivo à criação, memória, produção, fomento, formação e capacitação. “Preferencialmente, através de projetos culturais de pequeno e médio porte, voltados para as comunidades e demais territórios e que contemplem, no mínimo, uma das quatros Regiões Administrativas do Município”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

“A Seleção Pública visa estimular o acesso às artes e a valorização das manifestações culturais através de concessão de incentivo financeiro promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.A Seleção Pública atende também a Aquisição de Materiais (Artefatos) e ou Serviços para Manutenção, Criação de Trabalhos Artísticos de Incentivo às artes em quaisquer de suas linguagens. Também serão atendidas ações, apoio a acervos, requalificação de peças e estruturas de utilidade artística por entidades, grupos e coletivos.

Em outra categoria serão contemplados a Conservação e Promoção do Patrimônio Material Edificado e ainda ações de caráter artístico e cultural de impacto Social, além de políticas afirmativas e ou ambiental.

A seleção pública atende também a Pesquisa, Documentação e o Mapeamento para disponibilidade pública de informações, dados e indicadores culturais (Incentivo às ações inclusivas e/ou empreendedoras que promovam a percepção proativa da população em situação de vulnerabilidade social, étnica, de gênero e a proteção aos territórios impactados por intervenções no meio ambiente). O valor total dos recursos destinados para esta Seleção Pública é de R$ 386.000,00 (trezentos e oitenta e seis mil reais).

CULTURAS POPULARES, MESTRES E MESTRAS

O Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) também vai selecionar e apoiar financeiramente o reconhecimento a Mestres e Mestras detentores dos conhecimentos e expressões das Culturas Populares tradicionais. “Em respeito às suas práticas, trajetórias culturais, vivências, saberes e fazeres que compõem a diversidade das tradições expressas nas manifestações artísticas e culturais das populações das comunidades e de grupos de tradição”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.

A iniciativa traduz o respeito aos grupos étnicos, a manutenção das práticas e à preservação da memória que fortalecem o sentimento de identidade e pertencimento local, através de concessão de incentivo financeiro promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura.Os editais podem ser encontrados em www.natal.rn.gov.br/dom e também www.blogdafuncarte.com.br.

Fonte: Prefeitura de Natal

Foto: Vistit Natal – Prefeitura de Natal

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp