Piauí estima orçamento de R$ 14,6 bilhões para 2022

Montante que corresponde a um acréscimo de 4,6% em comparação ao orçamento de 2021.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governo do Piauí terá um orçamento em R$ 14,6 bilhões para o ano 2022. Montante que corresponde a um acréscimo de 4,6% em comparação ao orçamento de 2021.

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) foi apresentado em audiência pública realizada na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, da Assembleia Legislativa do Piauí.

No projeto foi estabelecido como prioridade de investimento áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança.

“Ainda vivemos o reflexo dos programas de governo, das transferências de renda, do suporte aos Estados por causa da pandemia e em 2022 teremos um quadro de redução e de restrição desses apoios, então, precisamos aguardar as projeções econômicas. Temos, hoje, um aumento real do desemprego no Piauí de 14,9%, e isso são pessoas que perderam suas estratégias de sobrevivência, de segurança alimentar. Temos a fome aumentando e o orçamento precisava refletir isso”, expôs a secretária do Planejamento, Rejane Tavares.

Outro desafio apresentado pela secretária foi o da territorialização do orçamento para a realização de políticas públicas condizentes com as desigualdades atuais e que trabalhem as potencialidades de cada território.

Para buscar enfrentar esses desafios, considerados os mais importantes, cinco áreas terão os principais incrementos no orçamento de 2022 em relação ao de 2021: Inclusão Social (32% de crescimento); Defesa Civil (32%); Educação (25%); Cultura (24%) e Saúde (21%).

|A LOA 2022 segue para discussão e votação no plenário até o final do ano legislativo. Depois de aprovado, será encaminhado ao governador para sanção da lei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp