A Prefeitura do Recife retomou o projeto Praia sem Barreiras, iniciativa criada em 2013, que volta a acontecer às sextas, sábados, domingos e feriados das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, Posto 7, na altura da Rua Bruno Veloso.
O objetivo é garantir o acesso ao lazer, proporcionando o banho de mar assistido às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
O Praia Sem Barreiras é um dos projetos que integram o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, em parceria com a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau).
Desde o lançamento, em março de 2013, até a suspensão das atividades, que aconteceu em 2020 devido à pandemia, mais de 6 mil pessoas já viveram a experiência do banho de mar assistido graças ao Praia sem Barreiras, incluindo familiares e cuidadores.
A experiência do banho de mar assistido ocorre por meio de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que permitem aos participantes o deslocamento da faixa de areia até o mar.
Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas que dão acesso à faixa de areia são acessíveis.
Fonte e foto: Prefeitura do Recife