Recife recebe nova edição do espetáculo O Boi Voador

Espetáculo que integra a programação oficial do aniversário da cidade acontecerá no próximo domingo (17), às 18h.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Presença esperada e confirmada no aniversário do Recife, o espetáculo O Boi Voador entra em cena, promovendo uma imersão histórica e inusitada aos espectadores. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Programa Recentro e desenvolvido pela Métron Produções, O Boi Voador acontece, em apresentação única, no próximo domingo (17), às 18h.

O espetáculo a céu aberto acontece na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, e promete encantar toda a família numa programação que já integra o calendário de eventos da cidade. O Boi Voador chega à quarta edição, com texto e direção de Ruy Aguiar, ator, diretor teatral e dramaturgo, que optou por abrilhantar ainda mais o empreendimento cultural com novas cenas, músicas e danças da época.

Na apresentação, o público terá a oportunidade de ver se o conde Maurício de Nassau cumprirá a promessa de fazer um boi voar. O espetáculo teatral visita o século XVII, mostrando ao grande público, fatos e personagens marcantes do período da dominação holandesa em Pernambuco. Maurício de Nassau, personagem central da trama, chega para governar a Nova Holanda, como era chamado o Brasil em 1637. Neste importante momento da história de Pernambuco, o conde veio acompanhado de inúmeros intelectuais, causando antes mesmo da sua chegada, muitos questionamentos e certa ansiedade na população local.

Em cena, 90 atores e bailarinos do teatro pernambucano irão contar as grandes obras que o então governador Nassau realizou em Pernambuco. A maior e mais questionada na época e que gerou a lendária história do Boi Voador, é a Ponte do Recife, construída durante a encenação do espetáculo, causando grande impacto no público e modificando momentaneamente a paisagem do Recife Antigo.

O espetáculo ao ar livre O Boi Voador acontece no Marco Zero do Recife e utiliza o conjunto arquitetônico como cenografia. A cada edição são incorporados novos elementos à cena. Para o ano de 2024, podemos ressaltar a introdução de projeção de mapping para aprimorar o cenário.

Ao falar do espetáculo O Boi Voador é importante também lembrar que este importante evento do calendário venceu o Prêmio Nacional do Turismo 2019, realizado pelo Ministério do Turismo, na categoria Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo – Iniciativas de Destaque.

Fonte: Prefeitura do Recife
Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR – divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco