A Prefeitura do Recife entregou o Plano de Turismo Criativo do Recife, documento que guiará a construção de políticas públicas voltadas para a área no período de 2022 a 2024. O lançamento, feito pelo prefeito João Campos, ocorreu na Galeria Arte Plenna Multicultural, localizada no bairro do Rosarinho, e reuniu o trade turístico e profissionais diretamente ligados à cadeia produtiva.
Além do Plano, a PCR também fez um receptivo no Aeroporto Internacional do Recife, no Marco Zero e na Pracinha de Boa Viagem, e entregou 11 placas de sinalização turística em territórios criativos. A placa instalada no Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão, em Água Fria, foi descerrada pelo prefeito.
“O Recife foi pioneiro, lá atrás, por ser a primeira capital a fazer isso. E agora a gente consegue lançar o plano para o novo biênio. O turismo criativo, a economia, a cidade, as pessoas, não apenas nos tradicionais pontos do turismo mas onde tem a efervescência da vida da nossa gente, nas comunidades, nas atividades culturais de cada bairro, na vida da cidade. Então a gente tem uma rede de turismo criativo muito forte no Recife”, afirmou João Campos.
O gestor afirmou que a gestão está promovendo a sinalização turística em áreas de turismo criativo que não estão nas áreas dos roteiros tradicionais, mas são pontos importantes da cidade que merecem ser conhecidos.
Recife é a única cidade brasileira que atualmente integra a Rede Internacional de Turismo Criativo, além de também considerada uma Cidade Criativa na categoria Música pela Unesco, tem diferenciais que se destacam dentre os outros destinos do Brasil.
O Plano de Turismo Criativo do Recife serve como balizador para o segmento e foi cocriado pela gestão municipal conjuntamente com a sociedade civil e entidades que atuam com o turismo criativo.
A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade, fomentando políticas públicas essenciais para o setor e estará disponível no Portal de Turismo do Recife (https://visit.recife.br/).
Outra entrega importante foi a sinalização turística em território criativo da cidade. Após mapear os atrativos que trabalham com o turismo criativo, a Secretaria de Turismo e Lazer instalou placas indicativas para os seguintes pontos:
Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão;
Clube Carnavalesco Misto Pás Douradas (Clube das Pás);
Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigantes do Samba;
Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife;
Santuário de Nossa Senhora da Conceição;
Grêmio Recreativo Escola de Samba Galeria do Ritmo;
Maracatu de Baque Virado Almirante do Forte;
Maracatu de Baque Virado Porto Rico;
Convento de São Félix de Cantalice;
1º Observatório Astronômico do Hemisfério Sul.
Fonte e foto: Prefeitura do Recife.