Com missão e propósito de formar talentos para tornar a capital pernambucana ainda mais preparada, inovadora, inteligente e criativa na recepção dos seus visitantes, a cidade passou a contar com a Escola de Turismo do Recife. A inscrição em diversos cursos que serão ofertados pode ser realizada por meio do site da escola (https://escoladeturismo.recife.pe.gov.br) ou pelas plataformas Conecta Recife e GO Recife.
Quinta instituição desse porte a ser lançada no país (as demais são Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza e Maceió), a escola é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer, e representa o esforço e o investimento do poder municipal na qualificação e formação de profissionais para atuarem no setor de turismo, atendendo as necessidades do mercado recifense. Ao mesmo tempo em que incentiva e aumenta a atratividade do ambiente de negócios turísticos no município, a escola contribui para maior geração de emprego e renda.
“Queremos elevar o padrão dos serviços turísticos no Recife, entregando aos turistas um serviço com mais profissionalismo e qualidade. Isso resultará em melhor experiência e em maior satisfação”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho.
A Escola de Turismo do Recife foi pensada e estruturada para oportunizar o desenvolvimento de um ecossistema de ensino voltado ao setor turístico, a partir da cooperação entre poder público, mercado de trabalho e academia, todos eles agentes importantes no desenvolvimento do turismo na cidade. Portanto, para realizar esse trabalho, a escola recifense vai trabalhar em parceria com o Programa Desenvolve, da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, assim como instituições como Senac e Sebrae, além da Universidade Federal de Pernambuco.
A instituição municipal vai atuar em dois eixos, de formação e qualificação profissional, ofertando cursos para vários segmentos, tais como agenciamento, transportes, bares, restaurantes, criatividade, inovação, eventos, hotelaria e promoção do destino turístico. Os cursos serão direcionados a qualificar profissionais que já atuam no setor e, também, para oferecer formação a pessoas que não atuam no ramo do turismo e/ou estão desempregadas.
Por se relacionar com vários setores produtivos, a cadeia do turismo tem um efeito multiplicador e relevante capacidade para gerar empregos diretos e indiretos. Em 2023, por exemplo, o turismo representou 5,7% do PIB do município; no mesmo ano, 8% dos empregos formais foram gerados nas áreas de agências de viagens, alimentação, alojamento e transportes. Para 2024, os novos horizontes do turismo na capital pernambucana apontam para a abertura de mais de 700 novos leitos no Centro do Recife. Outro destaque é a inauguração do novo Centro de Convenções, cuja agenda já está lotada para o segundo semestre.
Os cursos poderão ser ministrados tanto nas escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife ou nos espaços dos agentes parceiros. As ações iniciais da Escola de Turismo do Recife preveem curso de Fotografia Criativa para os fotógrafos do Marco Zero, Reciclagem para Guias de Turismo e o Programa Receba Bem, em parceria com o Senac Pernambuco e ABIH-PE, que ofertará vagas para os cursos de camareira, garçom, auxiliar de cozinha, entre outros.