PE registra ocupação hoteleira média de 90% nas festas juninas

Setur realiza levantamento durante o período para coletar dados sobre turistas que buscam o destino no período junino.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As festas juninas estão impulsionando a economia pernambucana que vem registrando ocupação hoteleira média de 90,71% nas cidades polos.

Veja também: Confira a programa do São João de Caruaru!

De acordo com o Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco o fluxo total de visitantes deverá repetir os números de 2019, quando o Estado registrou mais de 880 mil visitantes e fechou a receita turística em R$ 433 milhões. O gasto médio individual diário foi de R$ 150 e a média de permanência são de três dias.

O levantamento da Setur-PE indica que os quatro principais polos de festejos juninos deste ano deverão apresentar excelentes índices de ocupação: Caruaru (91,04%), Petrolina (90%), Gravatá (84,17%) e Arcoverde (74,31%).

Outros destinos também devem se destacar, como Taquaritinga do Norte (100%), Bezerros (95%) e Bonito (95%).

Para aqueles que buscam o sol e mar, Fernando de Noronha aparece com 86,56% e Ipojuca com 90,33%.

Os principais destinos emissores são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Alagoas e Estados da Região Sul, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Como no último festejo junino, os pernambucanos também aparecem circulando bastante por todo o Estado.

Em 2019, 71% dos turistas e excursionistas moravam em Pernambuco; 11% eram da Bahia; 4,5% de Alagoas; 4% da Paraíba e 2,5% de São Paulo.

Entre os emissores internacionais, os argentinos corresponderam a 20%, na liderança, tendo Alemanha, Espanha, França, Portugal e Uruguai na sequência, respondendo por 10%, cada.

Pesquisa

Para conhecer mais o perfil do turista no São João 2022 é realizada ainda a Pesquisa de Contagem de Fluxo Turístico nos desembarques do Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

Embora não realize a festa este ano, a capital pernambucana será estudada por ser a principal porta de entrada de visitantes.

“É muito importante sabermos exatamente o perfil do turista que procura o Estado para as festividades juninas, por isso fazemos anualmente esta pesquisa; para ter a ideia da origem deles, do tempo de permanência e de quanto gastam no destino, por exemplo. Neste São João da Retomada, apostamos muito na vinda do público de cidades vizinhas e na circulação dos pernambucanos pelos principais polos de animação”, afirma a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.

A coleta acontece também nos 4 principais destinos indutores com festividades juninas: Caruaru, Arcoverde, Gravatá e Petrolina.

O levantamento terá uma amostra mínima de 2,5 mil pessoas e irá informar a origem, o destino, o motivo da viagem, a permanência e o gasto médio individual diário dos visitantes.

“O São João é uma das principais festividades do nosso calendário do turismo e em 2022 está muito aguardado por todos pelo hiato de dois anos sem os festejos. Nossa expectativa é a de que a comemoração volte a estimular a interiorização do turismo”, comenta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

De 23 a 26 de junho, a equipe da Empetur estará em Caruaru, entrevistando o público no Alto do Moura e no Pátio de Eventos. Em Petrolina, no mesmo período, a coleta de informações acontecerá no Pátio de Eventos e no Bodódromo.

Em Arcoverde e Gravatá, a pesquisa acontecerá entre os dias 23 e 25 de junho. Na primeira cidade, o público será entrevistado no Pátio de Eventos e no Alto do Cruzeiro. Já em Gravatá, a ação será no Pátio de Eventos, no Polo Moveleiro e no Mercado Público.

(Foto: Chico de Andrade / Setur-PE)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp