A Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, lançou, nesta quarta-feira (18), o Laboratório de Inovação do Embarque Digital. A iniciativa é um complemento do programa, que oferta para estudantes egressos da rede pública os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet – graduações totalmente custeadas pela gestão municipal.
“É uma área de tecnologia, super organizada, com salas exclusivas e uma sala de descompressão, com refeitório. O Embarque Digital consiste em 2 mil bolsas para jovens de escolas públicas pagas pela Prefeitura do Recife”, destaca o prefeito João Campos.
O espaço, localizado no edifício sede do Porto Digital, funciona nos três turnos e possui infraestrutura completa, com internet, computadores e estações de trabalho, sala para squads e individuais, integração com as empresas, equipamento multimídia e suporte para transmissão streaming de áudio e vídeo, espaço coworking, sala de reunião e copa.
O local foi pensado, principalmente, para estudantes do Embarque Digital que vivem em situação de vulnerabilidade social, podendo utilizar a estrutura para desenvolver melhor as habilidades aprendidas em sala de aula e na criação de novos projetos.
“O Embarque Digital tem um trabalho de residência, então já fazia parte do planejamento a montagem desse laboratório para os estudantes. Estamos usando o terceiro andar do Porto Digital, pois temos uma grande parceria. Essa é mais uma etapa importante do programa que vai beneficiar 2 mil estudantes”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.