Dados divulgados pelo Ministério do Turismo (Mtur), com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que, no primeiro semestre deste ano, o turismo já criou mais de 105 mil novos postos de trabalho.
Diante do cenário positivo, os donos de micro e pequenas empresas (MPE) fazem investimentos para garantir maior qualidade dos serviços e o aumento da demanda.
A coordenadora nacional de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, ressalta que o país vive um clima favorável com a retomada do setor e da marca Brasil no exterior.
Segundo ela, a retomada sustentável do turismo brasileiro precisa de ações de todos os atores envolvidos, seja da iniciativa privada, seja do governo e entidades representativas.
“É um clima que contagia quem empreende e quem gosta de viajar. Então, é uma oportunidade para reposicionar o setor de modo a atender às expectativas desse turista, seja brasileiro ou estrangeiro, que quer encontrar um serviço de qualidade, viver experiências memoráveis e se encantar com a nossa identidade tão singular”, frisa.
Guerreiro destaca ainda que o Brasil possui múltiplas vocações para o turismo, com capacidade de agradar a todos os gostos e acrescenta que o fato do país oferecer uma variedade de atrativos em um mesmo território e destino também favorece o desenvolvimento do setor, formado por 97% de pequenos negócios.