Dados divulgados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Luís, a capital maranhense alcançou recordes expressivos, demonstrando um crescimento exponencial no setor.
“Todo investimento promovido pela Prefeitura de São Luís, por intermédio do nosso prefeito Eduardo Braide, tem colocado a nossa cidade em patamares nunca antes vistos no turismo. Os dados apresentados revelam recordes em diversos indicadores, o que demonstra que este é um pilar para o desenvolvimento social e econômico da cidade”, afirma o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.
O índice de ocupação hoteleira teve uma média de ocupação anual de 67,79%, a maior taxa média já registrada na história de São Luís, apresentando um crescimento de 2,2% em relação ao ano de 2022. Além da média, São Luís alcançou o recorde histórico na taxa de ocupação mensal no mês de julho de 2023, com 82,8%.
Além da ocupação hoteleira, o fluxo de passageiros (embarque e desembarque) dos portões de entrada também registrou um aumento de 13,86% no ferroviário, 12,31% no porto do Itaqui e 2,49% no aeroporto, considerando os meses de janeiro a novembro de 2023, em relação ao ano anterior.
Já no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), são levantadas informações mensais sobre admissões, desligamentos e saldo do setor de serviços de São Luís, tendo um saldo positivo de 5.614 empregos gerados pelo turismo.
O ISS do Turismo, conforme dados da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), passou de R$ 15.065.119,98 para R$ 17.976.306,69, superando o ano de 2022, sendo o setor de alojamento responsável por 49,9% do total da arrecadação.