O fortalecimento da aliança das entidades empresariais do Estado foi o principal propósito para empresários, dirigentes sindicais, economistas e gestores dos Poderes Executivo e Legislativo promoverem um debate sobre inovação, cenário econômico e novas tecnologias, além de firmar um pacto pelo fortalecimento do comércio do Estado.
A ação foi realizada em parceria com a Fecomércio-MA. Durante o evento, realizado no final de agosto, o economista chefe da Confederação Nacional do Comércio e Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Mercês, realizou a palestra ‘Cenários para o desenvolvimento econômico por meio da inovação’, dando início ao debate empresarial, baseado na discussão de temáticas como 5G, PEC Kamikaze, cenário econômico nacional e internacional, tendências de mercado, comércio varejista, inflação, juros, consumo das famílias, entre outras.
“É necessário debatermos pautas que incluam as grandes transformações tecnológicas e sociais que serão cada vez mais frequentes nos próximos anos, entendendo como o comércio e serviço estão inseridos neste contexto. São diálogos intersetoriais como este que ajudam a sinalizar políticas públicas e mostram os desafios que temos pela frente, sobretudo no âmbito de setores como infraestrutura, qualificação de mão de obra e legislação”, apontou Guilherme Mercês.
As entidades empresariais deram mais um passo para intensificar as ações conjuntas pelo fortalecimento do setor terciário, com a assinatura do Termo de Compromisso para criação do Comitê do Comércio no Maranhão.
O protocolo de intenções prevê união de forças com a consolidação de um Comitê Gestor Interinstitucional, com a participação da rede de instituições que compõe as entidades parceiras, a exemplo de sindicatos filiados, câmaras de dirigentes lojistas e associações empresariais, de modo a ampliar o alcance das atividades a serem discutidas, planejadas e executadas por meio da união da Associação Comercial do Maranhão (ACM), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e da Fecomércio-MA.
Com a iniciativa, será consolidado um pacote de ações, projetos e estudos técnicos focados no desenvolvimento produtivo do setor comercial maranhense. O Termo de Compromisso selou um pacto inédito para o empresariado estadual, sendo um marco para o fortalecimento da economia maranhense.
Fonte e foto: Fecomércio/MA.