A oitava edição do Festival Fortaleza Instrumental, um dos eventos que celebra a arte da música instrumental, acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto (quinta e sexta), no Theatro José de Alencar (TJA), numa programação totalmente gratuita que contará com shows e atividades de formação com nomes importantes do cenário da música nacional e internacional.
No dia 8, as apresentações serão do acordeonista Zé do Norte, do contrabaixista Edmundo Vitoriano e do pianista André Mehmari. Já no dia 9, será a vez do guitarrista Lu D’Sosa, do violonista Fábio Lima e do músico Egberto Gismonti, este com a participação especial do violonista Daniel Murray. Os shows acontecem no Palco Principal do TJA, sempre com início às 18h40.
Parte formativa
Além dos shows, o evento também realiza em suas edições oficinas, workshops e demais atividades, contribuindo para a formação de músicos(as) iniciantes, profissionais e público interessado. Nesta edição, no dia 8, a partir das 13h30, haverá as oficinas “A Música sem Fronteiras de André Mehmari”, por André Mehmari; e “O Acordeon na Música Nordestina (teoria e prática)”, com Zé do Norte – ambas na Sala Izaíra Silvino (Foyer).
Já no dia 9, no mesmo horário, será a vez de: “Violão em Tempos Tecnológicos”, por Fábio Lima (Sala Izaíra Silvino/ Foyer); e “Prática de Conjunto”, com Lu D´Sosa (Teatro Morro do Ouro/ Anexo CENA). As inscrições são gratuitas e realizadas via e-mail associacaosolar@gmail.com ou no dia da oficina.
“Esse evento, totalmente gratuito, sempre priorizou a junção da difusão desse gênero de música com a formação musical de jovens músicos e interessados em geral no tema. Estamos muito felizes (SOLAR) de retomarmos a agenda desse festival, que já apresentou em suas edições anteriores artistas como Toninho Horta, Wagner Tiso e muitos outros da primeira linha da música o instrumental brasileira e sempre valorizou a produção musical cearense, tais como Mimi Rocha, Nonato Luiz, Nélio Costa entre tantos outros.”, destaca o idealizador e coordenador geral do evento, Pingo de Fortaleza.
O 8º Festival Fortaleza Instrumental, é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – Governo Federal, com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Cagece, Cegás, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), com apoio institucional do Instituto Dragão do Mar (IDM), Theatro José de Alencar (TJA) e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Produção: Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR.