Fortaleza e São Luís são certificadas como destinos em transformação

Mais oito cidades do país receberam a certificação dada pelo Ministério do Turismo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As cidades nordestinas de Fortaleza (CE), São Luís (PI) estão entre os dez destinos turísticos brasileiros que receberam o certificado DTI em Transformação, selo entregue pelo Ministério do Turismo a cidades que são consideradas destinos turísticos em transformação. Além deles, Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Ponta Grossa (PR), Santos (SP), Joinville (SC), Vila Velha (ES), Gramado (RS) e Bonito (MS) cumpriram todas as etapas previstas no edital do MTur.

Os locais certificados passaram por capacitações sobre a metodologia DTI Brasil em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro. O objetivo foi desenvolver um Plano de Transformação, abrangendo os 105 requisitos distribuídos nos nove eixos estratégicos do Modelo DTI Brasil: governança, acessibilidade, segurança, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e sustentabilidade.

Para o próximo ano, os destinos certificados têm a responsabilidade de colocar em prática as ações e iniciativas contidas em seus planos de transformação. Caso cumpram com os requisitos mínimos obrigatórios, receberão o selo de DTI Brasil, indicando padrões internacionais de inteligência turística. Os benefícios da Rede DTI abrangem o intercâmbio de práticas bem-sucedidas, o fortalecimento da governança e a promoção conjunta.

Durante o encontro, onde foi anunciada a certificação, autoridades públicas presentes compartilharam suas experiências após integrarem a Rede de Destinos Turísticos Inteligentes, destacando benefícios como a melhoria da experiência dos visitantes e a qualidade de vida dos residentes locais. Foi enfatizada a necessidade de ações conjuntas entre o setor público, a iniciativa privada e os agentes de turismo.

Estiveram presentes representantes do Instituto Ciudades del Futuro, parceiro crucial do Ministério do Turismo no desenvolvimento da metodologia, além das cidades que compõem a Rede DTI.

Fonte: Ministério do Turismo
Foto: Tatiana Fortes – Ascom Casa Civil (arquivo) – Governo do Ceará – divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco