Complexo da Sabiaguaba é mais uma atração para férias no Ceará

Local oferece infraestrutura completa, boa gastronomia, cultura e contato com a natureza.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Estando na capital cearense, uma opção que vale a pena conhecer é o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, local situado na capital e de conexão com as riquezas naturais e culturais do Ceará.

O local concentra um dos mais preservados biomas e ecossistemas locais, principalmente o mangue, as dunas da Sabiaguaba e o Parque Estadual do Cocó – maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste brasileiro e o quarto da América Latina.

No mês de janeiro, o local conta com uma programação diversificada focada no público de férias. O Complexo conta com os Polos de Gastronomia Tradicional, de Cultura, Memória e Natureza, de Educação Ambiental e Ecoturismo, além de quiosques para vendas de alimentos e bebidas.

No Polo Cultura, Memória e Natureza, a novidade é o Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba, inaugurado em dezembro do ano passado. O espaço apresenta aos visitantes a cultura dos povos originários e tradicionais da Sabiaguaba.

De acordo com a Sema, a exposição permanente e homônima foi fundamentada em pesquisa com os moradores, valorizando os marcadores de tempo da memória, bem mais que o cronológico.

O acervo está dividido em fases da Lua, uma referência ao tempo cíclico, da natureza, e à presença marcante do feminino na comunidade: Nova, que demarca a arqueologia e a ancestralidade; Crescente, que remete às comunidades tradicionais; Cheia, que se refere à Resistência; e Minguante, que aponta para a luta e a ressignificação.

Outro destaque são as atividades de formação e vivência ligadas ao Polo de Educação Ambiental e Ecoturismo, como foco na compreensão da história do lugar e sua importância para a preservação do bioma.

Fonte e foto: Governo do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp