Qualificar+ promove qualificação profissional no Ceará

Meta é ofertar capacitações com foco nas demandas do mercado de trabalho.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo do Ceará lançou, na segunda-feira (5), por meio da Secretaria do Trabalho e em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o Projeto Qualificar+. Com investimento de R$ 21,3 milhões e previsão de 800 turmas a serem contempladas até abril de 2025, o Qualifica+ oferta cursos em quatro eixos educacionais: Indústria 4.0; Tecnologias Emergentes; Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial; e Hospitalidade. O projeto irá atender as 14 regiões do estado. A previsão total é de 16 mil cursistas até abril de 2025.

“São cursos ofertados nas mais diversas áreas, e com o objetivo de colocar o cearense no mercado de trabalho e elevar o salário médio da nossa população”, afirmou a vice-governadora Jade Romero, durante a cerimônia de lançamento do programa.

Foi pensando na descentralização de oportunidades, e otimização de deslocamento da população, principalmente a mais vulnerável, que os cursos estão sendo ofertados nas instalações de associações, sindicatos, cooperativas, organizações sociais, espaços religiosos, escolas de rede pública e privada, espaços da iniciativa privada e na rede de ensino, ciência e pesquisa do Centec através dos CVTs, CVTECs e Fatecs.

O presidente do Centec, Acrísio Sena, responsável pela oferta dos cursos, ressaltou a importância dessas parcerias. “A gente territorializou os cursos e jogou para cada comunidade apresentar as suas demandas, definidos apenas os eixos. São cursos de formação inicial, que vai até 160h, com uma variedade de mais de 100 cursos”, explicou.

“Para alcançar mais pessoas, nós temos investido em diálogo com associações, organizações não governamentais, para fazer esse estímulo do território, porque as realidades são distintas, isso envolve até a mobilidade dos alunos para se deslocar. Com essa forma de trabalho, impacta até na evasão do curso”, completou.

Entre os grupos prioritários para os cursos estão os beneficiários do Ceará Sem Fome. Dentro do Projeto Qualificar+ para esse público foram criados 110 Cursos de Padaria Artesanal com carga horária de 20h.

Também serão abertas turmas de curso de Bartender (10 turmas), Turismo (10 turmas), Espanhol para Turismo (10 turmas), Agente de recepção e reservas em meio à hospedagem (15 turmas), auxiliar de padaria (15 turmas), auxiliar de confeitaria (15 turmas), auxiliar de cozinha (15 turmas), totalizando 257 turmas até o próximo ano.

Para além do Ceará Sem Fome, o projeto tem como objetivo dar uma atenção especial aos grupos vulneráveis e historicamente marginalizados, como mulheres, negras e negro, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Fonte: Governo do Ceará
Foto: Hiane Braun – Casa Civil – divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco