Para celebrar o Dia Internacional dos Museus e dar visibilidade aos espaços de arte, os museus e espaços de memória da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) realizam programação especial em alusão à data. A programação acontece de 15 a 21 de maio, com atividades como palestras, oficinas, visitas guiadas, mesas redondas, entre outras ações.
Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade, as atividades acontecem no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS – CE), Casa de Saberes Cego Aderaldo, Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), Museu da Cultura Cearense, Museu do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu Ferroviário João Felipe e Pinacoteca do Ceará.
A programação da Semana Nacional de Museus tem início no Museu da Imagem e do Som do Ceará, na segunda-feira (15), às 14h, com as boas-vindas do Sistema Estadual de Museus e conversa sobre “O processo de formalização dos museus”.
No mesmo dia, às 17h, a programação continua com o Sarau Literomusical nas escadarias do Memorial Rachel de Queiroz / Praça da Cultura Gladson Martins, uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, em uma parceria com o Museu Histórico Jacinto de Sousa e o Memorial Rachel de Queiroz.
A Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus Ibram e conta, no Ceará, com a parceria do Sistema Estadual de Museus e Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará.
“Atualmente, a Secult Ceará passa por um processo de atualização do Sistema Estadual de Museus (SEM), com o objetivo de fortalecer a política pública para museus no Ceará. A Semana Nacional de Museus é mais um momento de encontro e trocas de experiências”, ressalta a coordenadora de Patrimônio e Memória da Secult Ceará, Jéssica Ohara.