Ceará abre edital para qualificação em energias renováveis e hidrogênio verde

São 1.800 vagas e inscrições poderão ser feitas no site do Centec a partir do próximo dia 13 até 30 de agosto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (8), edital com 1.800 vagas para qualificação técnica em energias renováveis e hidrogênio verde. A ação acontece por meio do Projeto H-Tec, iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). O anúncio foi realizado pelo governador Elmano de Freitas, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Interessados poderão se inscrever no site do Centro de Ensino Tecnológico (Centec), a partir do próximo dia 13 até o dia 30 de agosto. O resultado final será divulgado em 10 de setembro. Para estar elegível para as vagas, basta possuir ensino fundamental completo e mais de 16 anos.

Cada aluno selecionado receberá bolsa de R$ 300 por 4 meses por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), como forma de apoio para as formações.

Novos laboratórios

As aulas deste primeiro ciclo acontecerão em seis laboratórios espalhados por todo o estado: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Mauriti, São Gonçalo do Amarante e Quixeramobim. A previsão para o início das atividades é para outubro deste ano. “Os municípios tiveram como critério para a sua escolha a presença de mais investimentos de empresas e demanda para o mercado de trabalho na área das energias renováveis”, completou o governador Elmano de Freitas. Acaraú; Amontada; Cedro; Fortim; Quixeré; São Benedito; e Tauá também receberão laboratórios.

Dividido em três fases, o Projeto H-Tec já concluiu a formação de 1.050 multiplicadores em sua primeira fase. O objetivo é a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores de conhecimento. Ao todo, serão investidos R$ 34 milhões ao longo de quatro anos.

O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Fonte: Governo do Ceará
Foto: Helene Santos – Casa Civil – Governo do Ceará – divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco