Um levantamento realizado pela empresa de consultoria norte-americana Kearney apontou a cidade de Salvador (BA) como um dos destinos do mundo com maior potencial para retenção de negócios, pessoas e ideias. Confira aqui a pesquisa!
A capital baiana ficou na quinta colocação entre as cidades do Brasil e a primeira no ranking regional Norte-Nordeste. Foram pontuadas na pesquisa por ordem de classificação as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
De acordo com o ranking foram analisados no levantamento que identificou os 156 melhores destinos do mundo com potencial para reter negócios, pessoas e ideias o total de 29 métricas, divididas em cinco temas que envolvem volume de negócios, capital humano, troca de informações, experiência cultural e engajamento político.
“Esse é um importante levantamento mundial, sobretudo, considerando o impacto da Covid-19 nas cidades. As ações da Prefeitura no campo da sustentabilidade, melhoria no sistema de saúde, infraestrutura e mobilidade, além dos avanços fiscais, foram fundamentais para o posicionamento da nossa capital como a 5ª melhor das cidades brasileiras no ranking global”, declarou a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.
Colocações – São Paulo é a capital mais bem posicionada entre as brasileiras, ocupando a 40ª colocação no ranking deste ano. O Rio de Janeiro vem na sequência, em 76º lugar, tendo atrás Belo Horizonte (104ª colocação), Porto Alegre (108ª), Salvador (124ª) e Recife (125ª).
Apesar de a pandemia ter um impacto mais acentuado nas cidades que lideram o ranking, aponta o estudo da Kearney, algumas delas conseguiram se mostrar mais resilientes, como Nova York, Londres, Paris e Tóquio, que mantiveram as quatro primeiras posições no índice, como ocorreu no ano passado.