A Praia do Forte (BA) é destaque nas ações de práticas sustentáveis de preservação da natureza.
Veja também: 5 dicas para aproveitar a Praia do Lord
Considerado um dos principais destinos do litoral baiano, a região tem se destacado por iniciativas de sustentabilidade que buscam preservar o ecossistema local e a responsabilidade ambiental, garantindo a harmonia entre desenvolvimento e preservação.
O Projeto Tamar, que atua no litoral brasileiro desde a década de 1980, é referência global em conservação e desempenha papel vital na agenda sustentável, integrando conservação marinha e envolvimento comunitário.
Presente em 23 localidades, a entidade está diretamente envolvida em 84% das ações previstas pelo Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA.
A cada temporada de desova das tartarugas marinhas, são protegidos cerca de 25 mil ninhos naquela área.
Outra ação de destaque positivo é a iniciativa do plantio de cem mudas de árvores nativas, que será feito por participantes do TEDx Praia do Forte, evento que se tornou o primeiro na Bahia a receber o certificado Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validado pela Zero Waste International Alliance.
Com o destino correto de mais de 90% dos resíduos e a adoção da prática Carbono Zero, Ricardo Koanuka, idealizador do evento, destaca que a intenção é adotar práticas que reduzem ao máximo a geração de resíduos e incentivam o reaproveitamento e reciclagem.
Ricardo reforça que atividades como essa geram um legado tangível e demonstram como a atividade turística pode ser uma força transformadora.
O Selo Guardiões da Floresta Aruá, iniciativa que visa destacar ações como a conservação de árvores, o cumprimento das legislações ambientais e o plantio compensatório em áreas degradadas, deverá ser lançado em 2025.
A Floresta do Aruá está inserida no loteamento Quintas do Castelo, com Mata Atlântica em avançado estado de recuperação e ocupa uma área de 943 hectares.
(Divulgação / Assessoria de Imprensa)