A Prefeitura de Salvador/BA, lançou, no último dia 29, o programa Mulher Salvador, iniciativa que visa fortalecer o segmento, ofertando ações de estímulo ao pequeno negócio e qualificação profissional, em parceria com o Senai Bahia, ofertando 1,5 mil vagas em 24 trilhas de qualificação.
Candidatas poderão se inscrever gratuitamente em diversas capacitações, como assistente financeiro e de recursos humanos, eletricista instaladora predial de baixa tensão, montadora de sistema fotovoltaico, mecânica de manutenção em motocicletas, mecânica de automóveis leves, mecânica de refrigeração e climatização residencial, manutenção de notebooks, tablets e smartphones, design e marketing digital, cozinheira industrial, entre outras.
Os cursos terão carga horária de 160 horas, voltados a mulheres que possuem Ensino Fundamental II em andamento. As inscrições serão abertas a partir do dia 01 de junho, no novo site do programa Treinar para Empregar, que já está no ar (Clique aqui e acesse).
Além disso, serão ofertadas 16 horas de mentoria, para aquelas que quiserem entrar, se recolocar no mercado de trabalho ou desenvolver o próprio negócio. A meta do programa é impactar 10 mil mulheres.
Política pública – O programa Mulher Salvador reúne um conjunto de políticas públicas voltadas, especificamente, para o público feminino da cidade, abarcando diversas iniciativas municipais em andamento, que são desenvolvidas sobretudo pela Semdec e pela SPMJ. Um decreto instituindo a inciativa foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Perfil – A Semdec divulgou indicadores que ilustram o perfil do público feminino atendido em projetos da Prefeitura. Os números mostram que 63% dos candidatos empregados, através do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), foram mulheres.
Elas também representam 60% das pessoas certificadas nos programas de qualificação da Semdec. Somam 56% do público atendido no SAC do Empreendedor e são responsáveis por 53% dos cadastros na plataforma Salvador Tech, que oferta cursos na área de tecnologia.
Os três principais segmentos de atuação de negócios das empreendedoras na capital estão as áreas de beleza (21%), comércio de artigo de vestuário (19%) e fornecimento de alimentos (13%).