Referência no fomento a iniciativas inovadoras, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) dá mais um importante passo para impulsionar o desenvolvimento do setor empresarial baiano.
A entidade lança o IEL Conecta, programa que reúne ações já consolidadas em sua trajetória e amplia sua atuação como ponte entre empresas e soluções inovadoras.
A proposta é fortalecer a cultura de inovação no estado e consolidar um ecossistema conectado, colaborativo e voltado à inovação.
O lançamento oficial do IEL Conecta acontece no próximo dia 23 de abril (quarta-feira), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep, das 8h30 às 12h30.
Na ocasião, os pilares do programa serão apresentados para empresários e instituições de fomento à pesquisa em um ambiente voltado ao intercâmbio de conhecimentos e atividades de networking.
Ao construir um ecossistema dinâmico e integrado de inovação, o IEL Conecta se posiciona como núcleo articulador entre empresas que apresentam demandas por soluções inovadoras e entidades de fomento à pesquisa, como instituições científicas e tecnológicas (ICTs), universidades, agências de fomento e outros parceiros estratégicos. A ideia é promover a conexão de talentos e fomentar a competitividade e as oportunidades de desenvolvimento sustentável.
Nesse novo momento, o IEL realiza uma curadoria que permite mapear pesquisas em andamento e direcionar soluções para as demandas reais do setor produtivo.
Além de atender às necessidades de empresas que já buscam inovar, a ideia é que o IEL Conecta também possa apresentar caminhos de inovação para empresários que ainda resistem à ideia — muitas vezes por associarem o conceito exclusivamente à tecnologia.
“Temos o objetivo de fortalecer o ecossistema de Inovação na Bahia, e o IEL Conecta visa apoiar as empresas no direcionamento mais assertivo para que o processo de inovação ocorra de forma a atender o momento em que cada uma se encontra. O IEL possui soluções como o Jogo da Inovação – JOIN e o programa de bolsas de Inovação – Inova Talentos, que possibilitam às empresas desenvolverem projetos de Inovação, mas através do IEL Conecta podemos buscar outras soluções que atendam outras demandas específicas”, afirma superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), Edneide Lima.
Inovação sem complicação – Um dos desafios do programa IEL Conecta é promover a cultura de inovação no cotidiano das empresas baianas. Para isso, busca desmistificar a ideia de que inovar exige grandes investimentos em tecnologia e está restrito às grandes corporações. Inovar também envolve processos, serviços, modelos de gestão e até a forma de se relacionar com o cliente.
A missão é mostrar que por meio da criatividade, da experimentação, da valorização de ideias e da melhoria contínua dos processos, soluções inovadoras podem surgir em organizações de qualquer porte, gerando resultados sustentáveis e diferenciais competitivos no mercado.
(Divulgação / Assessoria IEL / Foto: Valter Pontes Coperphoto Sistema FIEB)