Valor do turismo no interior de Alagoas triplica em quase dez anos

Levantamento divulgado pela Secretaria de Planejamento mostra que o avanço no período foi de 194,2%
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) revela que as atividades turistas no interior do Estado movimentaram 1,53 bilhão em 2022, um crescimento de 55,8% na comparação com o ano anterior. Isso significa que em 2022, os turistas que visitaram o interior deixaram R$ 4,1 milhões por dia na economia local.

Quando analisada a série histórica – iniciada em 2015 – o Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo no interior registrou crescimento de 194,2%, o avanço de três vezes, comparando o VAB de R$ 520,1 mil daquele ano com o de 2022.

O VAB do turismo é o dinheiro que o turista deixa no estado. Quanto maior, mais a economia cresce. Quando o VAB aumenta, significa que mais gente está ganhando dinheiro com o turismo, gerando mais empregos, mais negócios e maior crescimento econômico.

Para se ter uma ideia da expansão do turismo no interior, entre 2015 e 2022, as atividades turísticas na capital alagoana apresentou crescimento de 120%  – 74,2 pontos percentuais a menos que o avanço registrado nas atividades do turismo no interior.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o crescimento do PIB do Turismo é reflexo direto do investimento do Governo de Alagoas na interiorização do setor que mais gera emprego e renda no estado: o turismo. A adoção dessa política pública vai contramão do Brasil que, atualmente, não tem um olhar tão focado quanto o do governador de Alagoas, Paulo Dantas, para a regionalização.

“Nosso estado é conhecido como destino de sol e mar, sem dúvida, então as regiões que têm o sol e o mar se consolidaram mais rápido, historicamente. Mas, desde 2015, estamos fazendo investimentos duplicação de rodovias, novos hospitais, iniciativas em segurança pública que mudaram o cenário da nossa capital, antes figurando como umas das mais perigosas do mundo e hoje se destacando com índices positivos: nenhuma cidade de Alagoas está entre as 50 mais violentas. E tudo isso só mostra que o turismo é um dos segmentos mais transversais, para o turismo acontecer, a segurança pública precisa estar acontecendo, a saúde”, contextualizou Bárbara, relembrando que o Executivo alagoano foi o 1º a descentralizar de maneira direta recursos para as Instâncias de Governança para a promoção todas as nossas sete regiões turísticas, colocando o destino Alagoas como destaque no Ministério do Turismo no Programa de Regionalização.

Durante a coletiva dos números do PIT do turismo, a secretária recordou que o governador Paulo Dantas divulgou o crescimento do PIB de 2022, pelo IBGE, posicionando Alagoas como o 1º estado do NE com um crescimento de mais de 3,2% no segmento de serviços, destacando as atividades de alojamento e alimentação.

“Temos a certeza que nos anos de 2023 e 2024 esses números serão, ainda mais, positivos, considerando que Alagoas teve em 2024 o menor número de desemprego, bateu a série histórica em malha viária e fluxo de passageiro na rodoviária e finalizou o ano com mais de 40% de incremento de desembarques de turistas internacionais. Tudo isso é fruto de uma política de investimentos estratégicos, captação de novos negócios, de investimento em incentivo fiscal e locacional, de infraestrutura, e, claro, investimento em capacitação e qualificação, com o programa Escola do Turismo”, afirmou a secretária.

(Divulgação / Setur Alagoas)

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco