A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), por meio da Superintendência de Políticas para Mulheres, promove hoje mais uma ação da Trilha do Empoderamento, programa voltado às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em situação de violência doméstica. O momento acontecerá no Acampamento Tereza de Benguela, localizado no Conjunto Village Campestre, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.
Programa de intervenção social, a Trilha do Empoderamento atua na inserção produtiva, processo onde as pessoas, em especial as que lidam com contextos de vulnerabilidade socioeconômica, são inseridas no mercado de trabalho ou incentivadas a desenvolver sua própria atividade econômica por meio de políticas e programas de promoção ao trabalho decente.
Os objetivos do programa consistem em capacitar as mulheres com habilidades e conhecimentos necessários para garantir sua independência financeira; ampliar a participação e permanência das mulheres no mercado de trabalho de forma não discriminatória, garantindo todos os direitos trabalhistas previstos em Lei; e promover a igualdade de gênero e a eliminação de desigualdades no mercado de trabalho, viabilizando independência, autonomia e liberdade econômica.
A Trilha do Empoderamento possui dois eixos de trabalho: capacitação, voltado ao aprimoramento de qualidade; e mercado de trabalho, focado no trabalho formal. O programa atua ainda seguindo quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico e paz, justiça e instituições eficazes.
Para dúvidas e informações, basta entrar em contato pelo direct do Instagram da Semudh (@semudh.al) ou por meio do e-mail supermulhereventos@gmail.com.
Para a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, a Trilha do Empoderamento é de extrema importância, principalmente para as mulheres mais vulneráveis.
“A intenção é garantir dignidade para mulheres que compõem a base de nossa sociedade. Iremos proporcionar as ferramentas e o apoio necessário para que elas saiam do ciclo de vulnerabilidade, abuso e violência, para que assim consigam a sua autonomia e independência”.