Trabalhadores da praia do Patacho recebem kits do Bandeira Azul

Objetivo é padronizar os serviços prestados levando mais conforto aos trabalhadores e turistas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com a chegada do Selo Bandeira Azul na Praia do Patacho, em Porto de Pedras, quem também foi beneficiado foram os prestadores de serviço turísticos – barraqueiros, bugueiros e jangadeiros que além de um espaço reconhecido ecologicamente vão trabalhar na região com uniformes padronizados.

Praia do Patacho é certificada com Selo Bandeira Azul

Os kits com camisas UV, bonés, chapéu, mochilas e lixeiras foram distribuídos na quinta-feira (9) em uma ação realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Prefeitura de Porto de Pedras no Centro de Informações Turísticas, no povoado Tatuamunha.

Localizada no litoral norte de Alagoas, a praia do Patacho é a primeira de Alagoas a ser certificada com o selo sustentável internacional Bandeira Azul, premiação ecológica destinada a praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais.

A iniciativa tem como objetivo padronizar os serviços prestados levando mais conforto aos trabalhadores, turistas e visitantes da região.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, a entrega dos kits padronizados para os trabalhadores da praia do Patacho dão ainda mais destaque ao destino.

“Nós acreditamos na profissionalização do turismo. Os kits entregues trazem mais qualidade ao trabalho dos prestadores de serviço do Patacho, além de proporcionar maior conforto e segurança aos turistas e visitantes que estão na região, elevando ainda mais o padrão de qualidade da praia, que já é destaque no cenário nacional e internacional com a conquista do prestigiado selo Bandeira Azul” pontua Marcius Beltrão.

Para o bugueiro Igor Acioly, trabalhador da praia do Patacho, os kits padronizados vão trazer conforto para o turista, organizar e ajudar os prestadores de serviço da região.

“Essa entrega vai trazer mais organização, mais reconhecimento pra a nossa categoria. Estando fardados, a gente fica identificado. Qualquer cliente que vem até a praia vê que estamos organizados, fardados, e vai identificar a gente de forma mais fácil. Então com certeza a gente vai ser mais procurado. Estamos sendo reconhecidos mundialmente e além de estarmos fardados e organizados, é uma garantia de que estamos trabalhando em parceria com o município e com o Estado”, destaca.

O Programa Bandeira Azul

O Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa estimula as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o programa tornou- se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente em níveis local, regional e internacional.

Visando praias, marinas e operadores de embarcações de turismo Sustentável, o programa é desenvolvido pela organização internacional, não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). Com início na França em 1985, foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente, o Programa Bandeira Azul se tornou global e no Brasil é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

 

(Fotos: Lucas Meneses/ Ascom Sedetur-AL)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco