Senac Agreste forma a primeira turma de Técnicos em Gastronomia

Alunos serviram pratos da alta gastronomia aos convidados e homenagearam instrutores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Senac Alagoas, na unidade Agreste, celebra a formação dos alunos da primeira turma do curso Técnico em Gastronomia, que concluíram a formação servindo pratos cujas receitas da alta gastronomia encantaram convidados presentes na conclusão do curso.

A ação, que foi o Projeto Integrador da turma, simulou um restaurante de culinária internacional, na presença de empresários e colaboradores da Instituição, onde os estudantes mostraram as habilidades que adquiriram no decorrer das aulas.

“Nossa turma foi composta por pessoas com nível de conhecimento e habilidades diferentes no ramo gastronômico, como, também, por pessoas que nunca tiveram contato direto com a manipulação de alimentos. Por isso, agradeço às nossas instrutoras pela paciência e dedicação em prol do nosso crescimento profissional e desenvolvimento pessoal, sem elas e sem todo o corpo administrativo do Senac, não teríamos conseguido chegar aqui”, afirmou Wallacy Barreto, aluno concluinte da turma.

Chamado de “Limites”, o restaurante encontrou inspiração na culinária francesa e italiana, e contou com um couvert (pão italiano com creme de queijos nobres), uma entrada (salada caprese), um prato principal (risoto de shitake ao molho de mostarda dijon com filé mignon) e uma sobremesa (pêra ao vinho).

Para apresentar o conceito por trás dos pratos, a estudante Thayse Alves falou sobre a importância da sustentabilidade no projeto.

“A Gastronomia Sustentável é um conceito que vem sendo amplamente difundido pelos profissionais da área e trata-se de uma série de técnicas e hábitos incorporados no dia a dia, cujo objetivo é transformar a culinária de alto padrão em algo mais responsável do ponto de vista ambiental, social e econômico. Alguns benefícios dessa prática são a redução do desperdício de alimentos, diminuição na geração de resíduos sólidos, valorização da agricultura familiar e proteção de espécies em perigo de extinção”, explicou ela.

Os alunos deram um show de técnicas e habilidades ao finalizarem os pratos quentes na frente dos convidados. Após essa finalização e a degustação das receitas, a emoção tomou conta de todos com as homenagens às instrutoras do Senac, Valessa Guimarães e Eliane Fonseca, que fizeram parte da trajetória da turma.

Responsável pelo projeto de conclusão do curso, a instrutora Valessa afirmou que já trabalhou em várias cozinhas, mas nunca teve uma experiência tão prazerosa como essa. “Sou muito grata por fazer parte do corpo de colaboradores do Senac. Aqui, somos professores e alunos, e só nós sabemos tudo que passamos. Temos muitos momentos difíceis nas nossas vidas pessoais, mas o amor pelo que fazemos e pelos nossos alunos é o que nos motiva a sair da cama e seguir em frente”, disse a instrutora.

Emocionada com tudo que foi executado e apresentado, a gerente do CEP Senac do Agreste, Rosely Alves, ressaltou as softskills que os estudantes desenvolveram durante as aulas.

“O Senac ensina as técnicas necessárias à profissão sim. Mas, muito além disso, nós nos preocupamos em formar profissionais éticos, humanos e empáticos. Independente das funções que executamos, precisamos deixar uma marca positiva nas vidas por onde passamos. E hoje o Senac pode dizer que está colocando no mercado 17 profissionais competentes, aptos, e também 17 seres humanos lindos e responsáveis. Sucesso a vocês nessa nova jornada!”, concluiu ela.

PROJETO INTEGRADOR

Os Projetos Integradores (Pis) são espaços importantes para a articulação das competências, capazes de contribuir para evidenciar as Marcas Formativas Senac e, principalmente, para o desenvolvimento do perfil profissional.

Nessa perspectiva, os Pis visam propiciar experiências de aprendizagem que se sustentem no “aprender fazendo” e no diálogo entre a sala de aula e a realidade do mundo do trabalho. Com várias etapas e execução delas no decorrer dos cursos, o Projeto Integrador final também marca a conclusão dos cursos ao integrar e apresentar à sociedade todas as habilidades que foram desenvolvidas ao longo dos cursos.

Fonte e foto: Assessoria
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco