Localizada na cidade de Porto de Pedras, litoral Norte do Estado, a praia do Patacho já acumula, pelo terceiro ano consecutivo, o título internacional de sustentabilidade 2023/2024 entregue pelo Instituto Ambientes em Rede. O Selo Bandeira Azul é a maior premiação global que se dedica à gestão de praias, marinas e embarcações turísticas.
A solenidade de hasteamento da bandeira aconteceu na última semana e mobilizou equipes do município, a coordenação nacional do selo Bandeira Azul, a comunidade local, empresários e o governo do estado, parceiro na manutenção das ações de preservação ambiental e divulgação do destino, que se tornou um dos mais procurados em Alagoas.
O selo tem como objetivo a conscientização da sociedade e dos gestores responsáveis sobre a necessidade de proteger os ambientes marinhos. Além de incentivar a iniciativa de ações, que identifiquem e apontem soluções para as principais dificuldades na proteção ambiental das regiões.
Bárbara Braga, secretária de estado do Turismo, explica que a solenidade de hasteamento é o marco de todo um trabalho voltado para a sustentabilidade, que vem sendo desenvolvido na cidade, e do comprometimento dos gestores da região.
“O Programa Bandeira Azul destaca uma das nossas mais belas praias como um destino sustentável, que se preocupa com o meio ambiente e busca proporcionar a melhor experiência aos nossos turistas. Conquistar e manter o título internacional na Praia do Patacho reitera o nosso compromisso com o turismo sustentável no estado”, concluiu a secretária.
A premiação é realizada anualmente, sendo necessário para isso, que as praias eleitas passem novamente pelo processo de comprovação do cumprimento aos critérios. Para a permanência no programa é fundamental que as orientações sejam atendidas sempre que a Bandeira estiver hasteada.
A implementação do programa na cidade é feita através da participação do município, comunidade local, iniciativa privada, ONGs, instituições locais e demais associações.
A secretária de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcante, ressaltou todo o esforço realizado para a conquista e renovação do título, adotando as metodologias, implantando os critérios e contando com o apoio de toda a rede envolvida.
“Estamos pelo terceiro ano consecutivo hasteando a Bandeira Azul, que tanto nos orgulha, pois sabemos que ela é um grande ativo para o turismo do estado de Alagoas”, finalizou Zélia.