A cidade de Traipu, situada no sertão de Alagoas, passa a contar agora com capacitações gratuitas em Tecnologia da Informação e Comunicação, através do Oxetech, programa do governo de Alagoas que tem por objetivo difundir a cultura de empreendedorismo e inovação através da capacitação no segmento de tecnologia da informação.
Os laboratórios presenciais para capacitação do OxeTech Lab oferecem, por intermédio de aulas teórico-práticas com monitores e equipamentos, cursos gratuitos na área de tecnologia e inovação e promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado alagoano.
O equipamento contribui ampliando as oportunidades para quem não tem acesso à internet com facilidade e democratizando e interiorizando o aprendizado em tecnologia como vetor de desenvolvimento e transformação socioeconômica num dos mercados que mais crescem atualmente.
O laboratório de Traipu será dividido em dois, sendo o primeiro com 15 computadores/vagas e, o segundo, com nove computadores/vagas. Inicialmente, serão seis turmas por dia, das 8h às 22h.
Todo equipado para atender à população de Traipu, o “Lab” vai oferecer cursos gratuitos de React Web Developer, Java Developer, JavaScript Game Developer, HTML Web Developer, Node.js Web Developer, Desenvolvedor Back-End PHP, Desenvolvedor Fullstack Python, Cloud Computing & Serverless, Desenvolvedor Front-end Angular, Desenvolvedor Front-end
Presente na entrega oficial, o governador Paulo Dantas ressaltou o propósito do laboratório. “O Oxetech, que vai poder transformar vidas, oferecendo capacitação e formação, que resultam na emancipação do cidadão, pois o mundo se abre através da tecnologia”, afirmou Dantas, que na ocasião fez e participou da inauguração de vários equipamentos.
O prefeito do município, Lucas Santos, agradeceu a parceria do Governo de Alagoas com Traipu e ressaltou que esse trabalho em conjunto só tende a beneficiar cada vez mais a população.
Com a inauguração do Traipu Lab, o programa atinge, hoje, sete cidades, incluindo Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Murici, Delmiro Gouveia, Penedo e a capital, Maceió.
Fonte: Governo de Alagoas
Foto: Felipe Brasil – Agência Alagoas