A Casa da Cultura de Arapiraca é um dos principais polos das artes, literatura e manifestações culturais do agreste alagoano e ganhou, junto com o aniversário do centenário da cidade, a revitalização do espaço, que sedia exposições, oficinais, exibições fílmicas, encontros e outras atividades culturais.
Entre os destaques do novo projeto, o foco na acessibilidade, com a criação de rota acessível, utilizando piso tátil, mapa tátil e sinalização em braille, banheiro seguindo as normas de acessibilidade e manutenção do elevador que dá acesso ao pavimento superior. O projeto de reforma foi elaborado pela arquiteta Thamires Leonel, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
“A Casa está passando por uma revitalização completa, tornando-se ainda mais acessível e mantendo sua essência estética original. A revitalização proposta também preserva o padrão estético da Casa, como os tijolinhos aparentes na fachada e as tradicionais portas de madeira, que são um símbolo aqui do espaço”, explica.
O espaço também contará com um local destinado especificamente para a exposição de artistas locais, com o objetivo de valorizar esses artistas nas visitas da população, escolas e turistas.
Para a secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Gleicy Kelly, a reforma da Casa da Cultura representa um grande marco para os 100 anos de Arapiraca.
“Sabemos da importância desse espaço e é por isso que, no ano do centenário, a Prefeitura vai entregar uma reforma para celebrar a força e compromisso de Arapiraca com seus fazedores de Cultura”, afirmou Gleicy.