Com novidades e dicas atualizadas sobre sabores, aromas e texturas da culinária alagoana a jornalista especializada em gastronomia, Nide Lins, lança a terceira edição do Guia de Gastronomia Popular Alagoana.
O clássico da culinária alagoana, produzido pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal), será lançado no dia 21 de fevereiro, no prédio Arquivo Público de Alagoas.
Com 100 dicas de comidas tradicionais o livro apresenta histórias da cozinha de rua e de personagens que remontam a culinária alagoana.
“É uma guia que trata da gastronomia de tradição, de boteco, de cozinha de rua. ‘A novidade desta terceira edição é que entraram aquelas pessoas que não têm um ponto fixo e fazem apenas entrega de comida, como o cuscuz da Helena em Pão de Açúcar e o cachorro-quente da Irmã no Centro de Maceió”, explica Nide.
No cardápio apresentado nesta terceira edição estão dicas especiais de lugares para comer Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Arapiraca, Paripueira, Japarantiga, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, São Miguel dos Campos, Penedo, Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Porto Calvo, Santana de Ipanema, Limoeiro de Anadia, Capela, Pão de Açúcar, Campo Alegre, Matriz do Camaragibe e Junqueiro.
O livro tem prefácio assinado pelo jornalista Zeca Camargo que não economizou nos elogios à colega de profissão.
“Uma pessoa não se torna uma referência assim por acaso.Todas suas indicações, como fui conhecendo ao longo de uma amizade já de alguns anos, são preciosas e precisas. Nide sabe onde está o sabor, qual o caminho para explorar novos aromas, texturas – enfim, ela entende de como a gastronomia alagoana pode evoluir e ampliar o espaço que já conquistou no cenário nacional”, expõe.
Serviço:
O quê: Lançamento da 3a edição do “Guia de Gastronomia Popular Alagoana” (EdUneal)
Quando: 21 de fevereiro, das 15h às 21h
Onde: Arquivo Público de Alagoas (Rua Sá e Albuquerque, s/n – Jaraguá)
Entrada gratuita