Mundaú Lagoa Aberta celebra a cultura popular em Maceió

Evento acontece no domingo (4) no Monumento do Milênio, Vergel do Lago.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma Homenagem a Mãe Vera Oyá Igbale, Mestra Zeza do Coco, Mestra Pastora da Ilha de Santa Rita, Cordelista Mestre Jorge Calheiros, Mestra Biu Guerreiro Leão do Norte de Taquarana, Mestre Dalmo, Boi Pérola da Santa Rita, Cooperativa de Artesãs de Barra Nova, Coco Nelson Rosa de Arapiraca e Wendy Sherry, pela contribuição à cultura popular Alagoana

No próximo domingo, dia 4 de agosto, ocorrerá a 43ª edição do Mundaú Lagoa Aberta, realizado pelo Movimento dos Povos das Lagoas com recursos obtidos através do Prêmio Sérgio Mamberti, dentro da Política Nacional Cultura Viva e em parceria com o Comitê de Cultura de Alagoas, com Coordenação Geral de Keka Rabelo, Coordenação Técnica Ideal, Coletivo Nois Q Faiz, Quintal Cultural e Sindbliblio.

O Movimento dos Povos das Lagoas, primeiro Ponto de Cultura de Coletivos de Alagoas, tem o Mundaú Lagoa Aberta como seu principal projeto, reforçando seu papel como um pilar cultural em Alagoas. O evento terá início às 13h, no Monumento ao Milênio, situado no bairro do Vergel do Lago em Maceió.

O evento é mais do que uma celebração cultural, é um marco de mobilização e planejamento para o futuro da cultura em Alagoas. Segundo Nina Magalhães, Coordenadora do Comitê de Cultura em Alagoas.

“Para nós do comitê, é muito importante participar destes momentos de mobilização junto com importantes movimentos da sociedade civil que compõem o cenário da cultura em nosso estado, como o Movimento dos Povos das Lagoas. É a partir destes diálogos que podemos pensar em como mobilizar e traçar metas e planos para que possamos dar nossos próximos passos.”

Para Ivan Barsand, Presidente da ASFOPAL “Há 38 anos vivemos lutando para a valorização da nossa cultura popular, o respeito aos nossos mestres, a valorização do trabalho, de toda essa riqueza cultural que é produzida pelos nossos homens simples do povo, esses artistas fantásticos que são os nossos mestres. E é uma honra para nós estar participando nesse momento da 43ª Mundaú Lagoa Aberta e acho que é importantíssimo que esse movimento acolha a todos nós da cultura popular e nós estejamos unidos, firmes no propósito de valorizar aquilo que. Nós temos de mais bonito, de mais precioso, que é o bem maior do povo alagoano, então participar é uma honra para todos nós… nós juntos, determinados, teremos peso e seremos fortes”

A Roda de Diálogos com o tema “Cultura Popular, Leitura e a Cultura Viva!”, será dividida em dois momentos e contará com a escuta ativa dos mestres e grupos, seguida por discussões sobre leitura e cultura popular.

A 43ª edição do Mundaú Lagoa Aberta conta com o apoio e incentivo cultural de diversas organizações e entidades, entre os apoiadores estão a Frente Popular Brasil, PT Cultura, Urbanitários de Alagoas, SINTEAL, Bancários de Alagoas, CUT, SEMUDH e SEMARH do Governo de Alagoas, Sindprev, Secretaria Municipal de Cultura de Arapiraca, Frente Brasil Popular e o Escritório Estadual do Ministério da Cultura Alagoas – CEEAL, demonstrando a importância e o engajamento coletivo na promoção da cultura popular em Alagoas.

(Divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco