O turismo na capital alagoana tem vivido dias de grande movimento no setor. A temporada de verão tem oferecido dias de muito calor, sol e as paisagens paradisíacas na orla da cidade. A fim de contribuir para o fomento de todos os segmentos envolvidos nessa cadeia, a prefeitura vem lançando uma série de iniciativas que ajudam a gerar movimento e receita nos setores criativos.
O último lançamento da cidade é o ‘Verão Massayó’, que promove o destino, garante a moradores e turistas opções de lazer, convívio social e valorização da cultura.
“O Verão Massayó foi idealizado com uma programação extensa e multicultural. Graças aos investimentos, Maceió está se transformando no maior polo de economia criativa do Nordeste. São mais de 1.500 artistas locais com espaços de apresentação na orla e nos bairros”, disse o prefeito.
Aliada a programação gratuita, o retorno em geração de renda e movimentação da economia é assegurado. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, o setor hoteleiro de Maceió confirmou a ocupação de 90% nos hotéis e estabelecimentos de hospedagem.
Editais de fomento contribuem para economia criativa
Promovendo ações de cultura durante todo o ano, a prefeitura afirma que 95% das programações abertas ao público são compostas pelos fazedores de arte do município inscritos nos editais de incentivo da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A instituição dispõe de quatro editais de credenciamento, permanentemente abertos – um deles, inédito no município: para DJs, músicos solos e instrumentistas.
Estes editais reúnem artistas de diversas áreas e formam um mecanismo que avalia propostas culturais democraticamente, sendo ferramenta importante de desenvolvimento da Economia Criativa na cidade de Maceió, fomentando toda a cadeia produtiva de criação artística.
Fonte e foto: Secom Maceió